O metrô de Salvador, finalmente, vai para os
trilhos. Depois de 12 anoos sendo construído, os primeiros seis quilômetros do
sistema, que vai da Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi, entrará em uma fase de
testes dia 20 de dezembro. O metrô já consumiu fabulosos R$ 700 milhões.
passageiros. É que a Prefeitura de Salvador resolveu inovar e foi buscar uma
nova tecnlogia para ter a certeza de que os trens funcionarão mesmo e com
segurança. Os trens vão passar o dia inteiro transportando 600
sacos de areia, cada um com 60 quilos. E mais: a fase de teste não será coisa
para uma semana…duas….três ou um mês. Ela começa dia 20 próximo e só
termina no mês de abril de 2012.
esta de ”treinamento” para os passageiros, segundo anunciou o secretário da
Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que funciona também como uma espécie de
”dublê” do prefeito João Henrique. O metrô, em sua fase de teste para passageiros (sem
sacos de areia), deve transportar 600 pessoas em cada viagem, sem a cobrança de
passagem, de acordo com Leão.
da Estação Pirajá até a Rótula do Abacaxi, que completaria os 12 km do sistema,
deve levar mais 15 meses para ser concluído e vai custar mais R$ 560 milhões.
o recurso para concluir o tramo 1. Hoje tenho no caixa da CTS algo em torno de
R$ 60 milhões”, aponta o dublê do prefeito de Salvador.
contratadas para administrar e operar o metrô ”sem nenhum custo contratual. Os
seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.
prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós
só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”,
completa.
afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades vai garantir os
recursos para se custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito
grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.
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