Não tem greve de
professores que adie. Às 13h dos dias 3 e 4 de novembro deste ano, todos os
estudantes que pretendem participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) deverão estar na sala de provas. E é bom ficar atento: as
inscrições começam às 10h de hoje e vão até dia 15 de junho, no site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/)
professores que adie. Às 13h dos dias 3 e 4 de novembro deste ano, todos os
estudantes que pretendem participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) deverão estar na sala de provas. E é bom ficar atento: as
inscrições começam às 10h de hoje e vão até dia 15 de junho, no site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/)
A taxa de inscrição é
de R$ 35. A expectativa do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC)
responsável pela realização do exame, é que 6 milhões de pessoas se inscrevam.
Os candidatos serão distribuídos em 140 mil salas de aula em todo o país.
de R$ 35. A expectativa do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC)
responsável pela realização do exame, é que 6 milhões de pessoas se inscrevam.
Os candidatos serão distribuídos em 140 mil salas de aula em todo o país.
O Ministério da
Educação divulgou na quinta-feira, 24, que a nota mínima para obter a
certificação de ensino médio através do Enem aumentou de 400 para 450 pontos em
cada área do conhecimento. A pontuação mínima na redação continua em 500
pontos.
Educação divulgou na quinta-feira, 24, que a nota mínima para obter a
certificação de ensino médio através do Enem aumentou de 400 para 450 pontos em
cada área do conhecimento. A pontuação mínima na redação continua em 500
pontos.
E esse ano, aliás, os
candidatos terão que ter ainda mais atenção com a redação. Os textos serão
corrigidos com base em cinco itens de competência: domínio da língua
portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar
ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução
para a proposta dissertativa. Veja no quadro da página ao lado, montado pelo
CORREIO com ajuda de especialistas, o que se espera do candidato em cada uma
das competências.
candidatos terão que ter ainda mais atenção com a redação. Os textos serão
corrigidos com base em cinco itens de competência: domínio da língua
portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar
ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução
para a proposta dissertativa. Veja no quadro da página ao lado, montado pelo
CORREIO com ajuda de especialistas, o que se espera do candidato em cada uma
das competências.
“Esses cinco itens são
uma forma de orientar o aluno de como deve ser elaborada uma redação, eles já
dão um roteiro”, analisa o professor Jorge Portugal, do cursinho Grandes
Mestres. “Na minha aula não muda nada, porque eu já dava o curso em cima disso,
mas facilita para o aluno que não teve professor de redação”, pondera.
uma forma de orientar o aluno de como deve ser elaborada uma redação, eles já
dão um roteiro”, analisa o professor Jorge Portugal, do cursinho Grandes
Mestres. “Na minha aula não muda nada, porque eu já dava o curso em cima disso,
mas facilita para o aluno que não teve professor de redação”, pondera.
O professor Israel
Mendonça, também do Gregor Mendel, elogia o novo método dividido em ares de
competência. “Isso aí é importante. Na produção do texto, o estudante deve ser
avaliado na sua capacidade de ler. Muitas vezes sabe ler, mas não tem domínio
da gramática, então vai ter dificuldade de escrever. Quem não domina isso vai
ter que procurar melhor. Sabendo as áreas, vai saber investir em suas
dificuldades”, diz.
Mendonça, também do Gregor Mendel, elogia o novo método dividido em ares de
competência. “Isso aí é importante. Na produção do texto, o estudante deve ser
avaliado na sua capacidade de ler. Muitas vezes sabe ler, mas não tem domínio
da gramática, então vai ter dificuldade de escrever. Quem não domina isso vai
ter que procurar melhor. Sabendo as áreas, vai saber investir em suas
dificuldades”, diz.
Correção
– Há
mudanças também no sistema de correção. Assim como no ano passado, cada texto
passará pelas mãos de dois corretores. Mas a diferença entre as duas notas
agora não pode ser superior a 200 pontos (essa tolerância era de 300) – a nota
máxima da redação é mil pontos.
– Há
mudanças também no sistema de correção. Assim como no ano passado, cada texto
passará pelas mãos de dois corretores. Mas a diferença entre as duas notas
agora não pode ser superior a 200 pontos (essa tolerância era de 300) – a nota
máxima da redação é mil pontos.
Se isso acontecer, um terceiro
corretor fará outra avaliação. Caso a diferença entre as três notas seja
superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de mais
três professores, que então darão a nota final Até o ano passado, a revisão da
nota ia somente até o terceiro avaliador.
corretor fará outra avaliação. Caso a diferença entre as três notas seja
superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de mais
três professores, que então darão a nota final Até o ano passado, a revisão da
nota ia somente até o terceiro avaliador.
Há ainda uma
discrepância máxima de 80 pontos dentro de cada uma das cinco competências
avaliadas. Por exemplo, mesmo que um aluno receba notas finais com diferença
inferior a 200 pontos, se numa das cinco competências receber 200 pontos do
primeiro e 100 do segundo, a dissertação irá para uma terceira análise. Para
conseguir entregar o resultado final no dia 28 de dezembro, o Ministério da
Educação (MEC) aumentou de 3 mil para 4,2 mil o número de corretores.
discrepância máxima de 80 pontos dentro de cada uma das cinco competências
avaliadas. Por exemplo, mesmo que um aluno receba notas finais com diferença
inferior a 200 pontos, se numa das cinco competências receber 200 pontos do
primeiro e 100 do segundo, a dissertação irá para uma terceira análise. Para
conseguir entregar o resultado final no dia 28 de dezembro, o Ministério da
Educação (MEC) aumentou de 3 mil para 4,2 mil o número de corretores.
As mudanças na correção
das redações foi elogiada pelos professores. “Antigamente havia espaço muito
grande da primeira e segunda nota, chegava até a 800 pontos. Agora já tinham
baixado para 300, mas caiu ainda mais, para 200. É mais rigoroso e mais justo.
Agora, em último caso, tem até uma banca de consenso”, pondera Jorge Portugal.
das redações foi elogiada pelos professores. “Antigamente havia espaço muito
grande da primeira e segunda nota, chegava até a 800 pontos. Agora já tinham
baixado para 300, mas caiu ainda mais, para 200. É mais rigoroso e mais justo.
Agora, em último caso, tem até uma banca de consenso”, pondera Jorge Portugal.
Outra novidade é que,
devido a um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os alunos terão
acesso às redações corrigidas. A ideia é que o candidato possa ter o direito de
saber onde errou e por que teve a nota diminuída. Isso não permite, porém, que
o estudante recorra da nota. Com tantas mudanças, o MEC irá divulgar em julho
um guia com exemplos de textos que mereceriam a nota máxima, acompanhados de
detalhamentos sobre o que se espera em cada uma das cinco competências
exigidas.
devido a um acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os alunos terão
acesso às redações corrigidas. A ideia é que o candidato possa ter o direito de
saber onde errou e por que teve a nota diminuída. Isso não permite, porém, que
o estudante recorra da nota. Com tantas mudanças, o MEC irá divulgar em julho
um guia com exemplos de textos que mereceriam a nota máxima, acompanhados de
detalhamentos sobre o que se espera em cada uma das cinco competências
exigidas.
Entenda
como sua prova será corrigida – Um aluno que obteve
notas 500 e 680 na redação terá como pontuação final a média dos dois valores,
ou seja: 590. Caso as notas dos avaliadores sejam 500 e 710, a diferença estará
extrapolando o limite de 200 pontos. Neste caso, um terceiro professor também
irá corrigir a prova.
como sua prova será corrigida – Um aluno que obteve
notas 500 e 680 na redação terá como pontuação final a média dos dois valores,
ou seja: 590. Caso as notas dos avaliadores sejam 500 e 710, a diferença estará
extrapolando o limite de 200 pontos. Neste caso, um terceiro professor também
irá corrigir a prova.
Caso conceda nota 600
(que não está distante 200 pontos de nenhuma das duas notas iniciais), sua
análise será somada com a maior pontuação e a média final do candidato será de
655.
(que não está distante 200 pontos de nenhuma das duas notas iniciais), sua
análise será somada com a maior pontuação e a média final do candidato será de
655.
Na hipótese de o
terceiro avaliador estabelecer nota acima dos 710 pontos, uma banca examinadora
de três professores, enfim, dará a nota final do candidato.
terceiro avaliador estabelecer nota acima dos 710 pontos, uma banca examinadora
de três professores, enfim, dará a nota final do candidato.
De acordo com a
previsão do MEC, os gabaritos das provas serão divulgados no dia 7 de novembro,
três dias após a realização do exame em todo o país.
previsão do MEC, os gabaritos das provas serão divulgados no dia 7 de novembro,
três dias após a realização do exame em todo o país.
As cinco competências exigidas
Domínio
da língua portuguesa – Serão descontados na nota erros na
escrita, como pontuação, acentuação, ortografia, semântica e concordância.
da língua portuguesa – Serão descontados na nota erros na
escrita, como pontuação, acentuação, ortografia, semântica e concordância.
Compreensão
do tema proposto – Será analisado se o aluno conseguiu
extrair dos textos o tema da redação, em seu exato recorte. Por exemplo: um
único texto sobre violência urbana pode falar sobre a relação da criminalidade
com o uso das drogas e a ineficiência do poder público. Caberá ao aluno
entender, ao ler o texto, qual o enfoque principal está sendo exigido.
do tema proposto – Será analisado se o aluno conseguiu
extrair dos textos o tema da redação, em seu exato recorte. Por exemplo: um
único texto sobre violência urbana pode falar sobre a relação da criminalidade
com o uso das drogas e a ineficiência do poder público. Caberá ao aluno
entender, ao ler o texto, qual o enfoque principal está sendo exigido.
Capacidade
de selecionar e organizar ideias – Diante do tema
violência urbana, o aluno pode ter uma enxurrada de ideias sobre o assunto, mas
tem de saber escolher os argumentos que sejam coerentes entre si, e que melhor
vão conduzir a uma conclusão coerente. É preciso saber relacionar as
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, além
de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
de selecionar e organizar ideias – Diante do tema
violência urbana, o aluno pode ter uma enxurrada de ideias sobre o assunto, mas
tem de saber escolher os argumentos que sejam coerentes entre si, e que melhor
vão conduzir a uma conclusão coerente. É preciso saber relacionar as
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, além
de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
Demonstração
de conhecimento sobre o tema – O aluno tem que estar
bem informado sobre temas da atualidade e possuir boa bagagem cultural.
de conhecimento sobre o tema – O aluno tem que estar
bem informado sobre temas da atualidade e possuir boa bagagem cultural.
Apresentação
de solução para a proposta dissertativa – Ter nota boa
neste item depende da boa capacidade de selecionar e organizar as ideias, bem
como ter conhecimento sobre o tema. A conclusão argumentativa tem de respeitar
os valores humanos e considerar a diversidade sociocultural.
de solução para a proposta dissertativa – Ter nota boa
neste item depende da boa capacidade de selecionar e organizar as ideias, bem
como ter conhecimento sobre o tema. A conclusão argumentativa tem de respeitar
os valores humanos e considerar a diversidade sociocultural.
Fonte:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/enem-abre-inscricoes-nesta-terca-feira-29/
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