Dia do Agente de Trânsito é celebrado com sessão especial na Casa do Povo de Salvador

Uma tarde especial para reafirmar a importância social do nosso trabalho em prol da segurança viária e mobilidade urbana. O dia 23 de setembro é um marco da nossa categoria. O Dia do Agente de Trânsito foi celebrado com uma Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) e contou com as presenças de dezenas de colegas que lotaram o Auditório do Centro de Cultura na tarde desta terça-feira.

Requerida pelo presidente da CMS, Vereador Carlos Muniz (PSDB) e presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB), a Sessão Especial foi prestigiada pelos vereadores Kel Torres, Maurício Trindade e Orlando Palhinha. A Mesa dos trabalhos também foi composta pelo Superintendente da Transalvador, Diego Brito; Secretário de Mobilidade, Pablo Souza; diretor de Trânsito da Transalvador, Antônio Neri; presidente e conselheiro do Instituto Brasileiro de Trânsito, Danilo Oliveira Costa; presidente da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município – ASTRAM, Luiz Bahia; diretor-geral do Sindicato específico da categoria, José Luiz; e o colega agente de trânsito Gilson Oliveira. O subsecretário de Mobilidade Urbana, Marcus Passos e o chefe de gabinete da Transalvador, Alberto Welber também estiveram entre os presentes.

Antes de seu discurso, o presidente da ASTRAM, Luiz Bahia pediu um minuto de silêncio em homenagem aos colegas que nos deixaram. “São irmãos e irmãs que nos deixaram e a saudade se transformou em honra às suas memórias por tudo que contribuíram para a cidade e também para nossa luta”, lembrou Bahia.

Falando aos presentes, Bahia citou a missão institucional dos agentes de trânsito e a principal motivação diária para esse trabalho. “Nosso trabalho vai muito além de autuar. Somos responsáveis por salvar vidas, garantir segurança viária e assegurar a mobilidade urbana. Fiscalizar não é perseguir; patrulhar não é oprimir. É cuidar da cidade para que todos possam ir e vir com dignidade. Esse labor é muitas vezes atacado por narrativas equivocadas e sensacionalistas, mas, nossa parceria com o bom Jornalismo combate a desinformação e nos tornam mais próximos da população”, disse o presidente da ASTRAM.

A necessidade de reconhecimento e valorização da categoria pelo Município também foi pontuada durante o discurso do presidente da ASTRAM. Segundo ele, o trabalho feito principalmente em jornadas diferenciadas precisa de ajustes no aspecto financeiro por conta do claro prejuízos aos trabalhadores. “É imprescindível que o Município de Salvador reconheça concretamente o nosso trabalho. Não apenas com palavras, mas com ações — como a revisão do valor-hora das operações especiais em eventos que impactam a mobilidade da cidade. Nossa categoria clama por valorização e já passou da hora desse reconhecimento. Quem ganhará ainda com isso é a nossa cidade e sua gente”, ressaltou Bahia.

Diretoria – Luiz Bahia fez questão de ressaltar o trabalho da atual Diretoria da ASTRAM em seu discurso. Elogiando o comprometimento dos colegas que compõem o quadro diretivo da entidade, ele lembrou que a história da Associação é vencedora e esses diretores zelam por esse legado. “Ostento esse orgulho também em estar à frente da ASTRAM, entidade que legitima a luta coletiva de nossa categoria. Aproveito aqui e agradeço ao trabalho da Diretoria que presido. São colegas de muita honra, compromisso e zelo pela história vencedora desta Associação”, afirmou.

Os diretores Judário Santos, Melk Santana, Gilberto Bomfim, Marcos Paulo e Wilken Oliveira representaram a ASTRAM juntamente com Luiz Bahia durante a Sessão Especial. “Reafirmo que nosso compromisso é sempre exaltar o legado da ASTRAM como entidade que representa nossa categoria de forma legítima. Temos os colegas que atuam no trânsito e no transporte unidos de maneira fraterna. Nós zelamos por isso e sempre seguimos na melhor direção. Assim tem sido e quando queremos seguir em uma nova jornada de luta, pensamos qual é a melhor direção para alcançar conquistas significativas”, falou o diretor Judário Santos ao final da sessão.

Confira o discurso do presidente Luiz Bahia na íntegra:

DISCURSO – DIA DO AGENTE DE TRÂNSITO
Sessão Solene – Câmara Municipal de Salvador
23 de setembro

Excelentíssimo Senhor Presidente, vereadores, autoridades, colegas agentes e demais presentes, boa tarde.

É uma honra estar aqui celebrando o Dia do Agente de Trânsito. No próximo dia 25 de setembro, completo 20 anos de dedicação a essa profissão, que exerço com orgulho e compromisso, apesar de tantas vezes ser incompreendida.

Ostento esse orgulho também em estar à frente da ASTRAM, entidade que legitima a luta coletiva de nossa categoria. Aproveito aqui e agradeço ao trabalho da Diretoria que presido. São colegas de muita honra, compromisso e zelo pela história vencedora desta Associação.

Senhor Presidente, nosso trabalho vai muito além de autuar. Somos responsáveis por salvar vidas, garantir segurança viária e assegurar a mobilidade urbana. Fiscalizar não é perseguir; patrulhar não é oprimir. É cuidar da cidade para que todos possam ir e vir com dignidade. Esse labor é muitas vezes atacado por narrativas equivocadas e sensacionalistas, mas, nossa parceria com o bom Jornalismo combate a desinformação e nos tornam mais próximos da população.

E os resultados estão comprovados: Salvador foi reconhecida pela ONU pela redução de mortes no trânsito. Essa conquista significa famílias preservadas e menos ocupação de leitos hospitalares, liberando recursos para outras demandas da saúde. Esse avanço é fruto direto do empenho diário dos agentes de trânsito. É mais qualidade de vida para o cidadão soteropolitano.

Por isso, é imprescindível que o Município de Salvador reconheça concretamente o nosso trabalho. Não apenas com palavras, mas com ações — como a revisão do valor-hora das operações especiais em eventos que impactam a mobilidade da cidade. Nossa categoria clama por valorização e já passou da hora desse reconhecimento. Quem ganhará ainda com isso é a nossa cidade e sua gente.

Reafirmamos aqui nosso compromisso em nos mantermos sempre fiéis à nossa missão institucional com a plena convicção de que fazemos a diferença no tecido social da capital baiana.

Preservaremos nosso legado da referência nacional em segurança viária e mobilidade urbana. Continuaremos como firmes agentes de transformação social e defensores da paz no trânsito.

Senhoras e senhores, ser agente de trânsito é ser guardião da vida, é enfrentar sol, chuva e riscos para entregar o melhor serviço possível ao cidadão.

Seguiremos na Melhor Direção e, repito: nossa missão será sempre cumprida com dignidade e amor a Salvador, mas esperamos que o poder público corresponda com a justiça que merecemos

Muito obrigado!

 

1 Comentário

  1. Companheiros,parabéns pelo trabalho que vocês vêm fazendo em nossa cidade. Parabéns agente de trânsito!! Nós agentes Administrativos estamos juntos com vocês também nessa luta.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*