Varela Notícias – “É livre mercado. O empresário cobra o que quiser”, afirma Fabrizzio Muller sobre estacionamento privado

Privatizações de estações, terceirização de atividades que só cabem aos agentes de trânsito e transporte executar, vamos abrir os olhos e lutar, porque que nem disse o vereador Hilton Coelho, daqui a pouco ACM Neto vai “colocar os soteropolitanos à venda”

Na manhã desta sexta-feira (31), o apresentador Raimundo Varela voltou a comentar sobre a polêmica privatização da zona azul. O comunicador fez um comentário, cobrando o prefeito ACM Neto, que ouça a população, para que ela decida, através da administração participativa, se aceita ou não essa mudança.
“O assunto polêmico é essa história da privatização da zona azul. A prefeitura perdeu o poder de ingerência nos estacionamentos privados. Está tudo com liminar. Cada um explora o preço que quer e bem entende. Ontem recebi queixas na Avenida Tancredo Neves. Rapaz parou 40 minutos, pagou R$ 6. Na Zona azul. Então você pergunta, ‘quanto é uma hora num estacionamento em Salvador? Quem souber, morre.
Sem falar no aeroporto. Se você for deixar seu carro lá, passar 48h em outro estado. Você volta e está mais caro que a passagem, é assim. Então são quase 8 mil vagas na zona. Estou dizendo que a prefeitura perdeu o poder de dizer ‘é x o preço’. A mesma coisa que os shoppings, cada um cobra o que quer. A mim não cobra porque não vou lá.”
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller esteve na manhã de hoje no programa Balanço Geral e esclareceu para Varela algumas dúvidas sobre a zona azul. Varela iniciou questionando qual a regra para definição de preço nos estacionamentos privados.
Fabrizzio explicou que a prefeitura não tem gestão sobre isso. ‘É livre mercado. O empresário cobra o valor que quiser. O que tem que ser fiscalizado são algumas regras de funcionamento de estabelecimento”, esclarece.
Varela perguntou sobre as áreas que são públicas. O superintendente explica que nem todas as áreas de zona azul foram públicas. “As áreas públicas que são exploradas para estacionamento público são da Transalvador e tem as tarifas bem regulamentadas, agora, o estacionamento privado, em área privada, a gente não tem ingerência sobre o valor que eles cobram”, afirmou.
Sobre a privatização da zona azul, Muller afirma que a prefeitura está realizando estudos, fez a PMI (Proposta de Manifestação de Interesse Privado) para apresentar soluções para o estacionamento público on street e off street, ou seja, estacionamentos na rua e em outras áreas fechadas. “A prefeitura recebe propostas de diversas empresas que tem interesse em promover estudos sobre o estacionamento. A empresa Hora Park foi uma das que colocou a proposta que será analisada”.
Fabrizzio explicou os critérios de cobrança da zona azul, que é um valor estipulado e que têm três tipos. Muller esclareceu ainda que a regulamentação também serve para afastar o flanelinha clandestino que extorque os motoristas.
Varela encerra questionando se o prefeito ACM Neto não vai ouvir o povo sobre a privatização. Muller responde que sim. “Na verdade a zona azul hoje é um serviço mal avaliado pela população, porque muitas vezes não encontra o guardador, a cartela”. Ele explica que em função de ouvir a população, os estudos foram determinados. “ACM Neto quer trazer para Salvador um estacionamento de primeiro mundo. Esta é a função da PMI”, e concluiu afirmando que nada ainda está definido.

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