Serviços municipais garantem sucesso da Copa das Confederações

Os serviços municipais disponibilizados durante os jogos da Copa das
Confederações, nos dias 20, 22 e 30 de junho, possibilitaram o sucesso
do evento realizado em Salvador. Todos os órgãos envolvidos na operação
trabalharam de forma integrada no sentido de garantir conforto e
comodidade aos espectadores dos jogos e aos soteropolitanos. “Vamos
aproveitar a experiência adquirida para aprimorar todos os processos
para a Copa do Mundo de 2014”, destacou o gestor municipal da Copa,
Isaac Edington. 
 
A Transalvador disponibilizou 950 profissionais, abrangendo cerca de 500
agentes de trânsito, 300 na área de transporte e 150 servidores que
trabalharam na área administrativa. A atuação da superintendência
contemplou diferentes frentes: estacionamentos, utilização de linhas de
ônibus especiais e shuttle, gestão do transporte público e táxis,
ordenamento de vias, definição de anéis de segurança e instalação de
barreiras fixas e móveis, bem como fiscalização do trânsito durante o
período dos jogos.
 
“Tanto as ações de trânsito, os bloqueios e as vias exclusivas, quanto
às de transporte voltadas para o público e aos torcedores em geral,
envolvendo os estacionamentos, foram um sucesso. Exemplo disso foi que,
ao final do jogo realizado no domingo (Itália x Uruguai), conseguimos
transportar todos os passageiros que utilizaram o sistema para os seus
destinos em 50 minutos. Esse pode ser considerado um case de sucesso e
iremos aproveitar essa experiência para outros eventos, a exemplo do
Carnaval”, comemorou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio
Muller. 

 
Saúde
A SMS atuou com ações preventivas antes da realização dos jogos, que
foram a inspeção sanitária em 100% dos estabelecimentos localizados nos
seis principais pontos turísticos da cidade, incluindo os serviços de
hospedagem e as concessionárias de alimentos. Durante a competição,
foram envolvidos 589 profissionais no atendimento de urgência e
emergência (11 unidades de atendimento de emergência, oito salas de
vacina, duas unidades de atendimento odontológico de emergência e 15
bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –
Samu-192). Também foram montados três Postos Médicos Avançados (PMAs) no
entorno da arena (Brotas, Nazaré e Campo da Pólvora).
 
Além disso, 46 ambulâncias do Samu foram disponibilizadas e
profissionais também atuaram nos locais de exibição pública dos jogos.
Tanto na arena, quanto nos chamados locais de exibição pública dos jogos
(public views), foram prestados serviços de assistência e
vigilância em saúde, incluindo atividades das Vigilâncias Sanitária,
Epidemiológica, de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
 
O trabalho da SMS contou com o apoio da Força Nacional do SUS,
Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
Agência Nacional de Saúde (ANS) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
(Sesab). Nos três dias de jogos, a secretaria realizou um total de 301
atendimentos, sendo que 104 foram relacionados aos PMAs e ao 5º Centro
de Saúde, 190 à Arena e sete casos foram encaminhados ao Hospital Geral
do Estado.
 
Publicidade e poluição sonora
Foi realizado um trabalho integrado no Programa de Proteção às Marcas e
no ordenamento das áreas do entorno da Arena Fonte Nova pelo Ecopa, em
parceria com a Semop, Sucom, Superintendência de Segurança Urbana e
Prevenção à Violência (Susprev) e a Assessoria Geral de Comunicação
(Agecom). Além da conscientização da população e dos comerciantes do
entorno e do mercado publicitário da cidade quanto às regras de
funcionamento do evento, foi desenvolvida a campanha Vizinho Legal, com o
objetivo de divulgar informações no intuito de coibir ações de
marketing de emboscada. O programa contou também com o apoio das
polícias Civil e Militar.  
 
No trabalho de proteção às marcas, foram apreendidos dois toldos de
empresas não patrocinadoras da competição no local de exibição pública
dos jogos em Cajazeiras. Também foram apreendidas caixas de cerveja
comercializadas irregularmente na região do Dique do Tororó e 90
materiais de publicidade irregular.
 
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município
(Sucom) realizou ainda atividades de combate à poluição sonora e
fiscalização do cumprimento das normas legais relativas à publicidade. A
operação resultou na apreensão de sete equipamentos sonoros, 34
notificações, 32 advertências, 22 multas, 15 estabelecimentos autuados,
12 apreensões diversas e quatro interdições.
 
Comércio informal e iluminação
O programa atuou também no controle e fiscalização do comércio informal,
coibindo atuação de ambulantes não licenciados, oferecendo segurança
aos torcedores e garantindo a comercialização de produtos dos
patrocinadores oficiais pelos ambulantes autorizados. Neste sentido, a
Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) disponibilizou 73
servidores que atuaram em esquema especial de plantão (12h em dias
normais e 24h em dias de jogos).
 
Foram prestados serviços de manutenção e instalação de nova iluminação
em locais como Av. Paralela, bambuzal do aeroporto, Av. Otcávio
Mangabeira, instalando 46 postes e 92 luminárias. A Semop realizou
também inspeção e manutenção da iluminação em subestações nos locais dos
jogos, São Cristóvão, Federação, Centro Histórico, Pituaçu, Narandiba,
Patamares e Cajazeiras.
 
Proteção ao patrimônio e limpeza
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev)
colocou nas ruas 355 agentes, envolvendo os guardas do Grupamento de
Operações Especiais (GOE), da Ronda da Capital (Rondac) e do Grupamento
de Operações com Cães (GOC), além de agentes que atuaram à paisana.
Entre as principais ações destacam-se o videomonitoramento e o apoio aos
diversos órgãos municipais nos serviços de proteção patrimonial,
ordenamento do comércio informal, apoio ao cidadão, proteção às marcas e
gestão do trânsito.
 
Ao todo, foram registradas 11 ocorrências. Além disso, o órgão deu
importante contribuição para a garantia do fornecimento de serviços
públicos aos cidadãos durante as manifestações realizadas nas áreas do
entorno da arena.
 
A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) realizou uma operação prévia à
competição, iniciada no mês de abril, contemplando serviços de roçagem,
capinação, gancheamento, sacheamento, raspagem de terra, varrição,
lavagem de vias e pintura de meio-fio em locais estratégicos, como o
trajeto que vai dos locais onde estão os hotéis que receberam as
delegações até a Arena Fonte Nova e em pontos turísticos da cidade. No
início de junho, a empresa atuou de forma conjunta com a Semop, Sucop,
Semps, Transalvador e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador
(Desal), com o objetivo de garantir que as vias estivessem com boas
condições no período dos jogos.
 
Nos dias das partidas em Salvador, o órgão desenvolveu ações de
varrição, coleta, lavagem de logradouros e instalação e manutenção de
113 banheiros químicos. Além disso, a Limpurb deu suporte ao Complexo
Cooperativo da Bahia, disponibilizando dois caminhões para coleta de
material reciclável. Os resíduos sólidos coletados nos dias de jogos
alcançaram o montante de 82 toneladas.
 
Promoção social e videomonitoramento
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps)
disponibilizou profissionais para assegurar os direitos de crianças,
adolescentes, idosos e população em situação de rua. O órgão contou
com um contingente de 110 pessoas, envolvendo técnicos, voluntários e
profissionais do Ministério Público Estadual, Juizado da Criança e
Adolescente, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do
Estado da Bahia (Sedes), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes
contra a Criança e o Adolescente (Derca), Conselho Tutelar e demais
órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Além disso, o órgão criou o
Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes, no Centro de
Referência Especializado da Assistência Social (Creas), na Avenida
Bonocô.
 
A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) disponibilizou a
sua Central de Monitoramento para fiscalizar lugares estratégicos, como
os locais próximos aos hotéis que abrigaram as seleções, as imediações
do aeroporto, a Avenida Paralela e o entorno da Arena Fonte Nova. Lá
atuaram o Ecopa, a Semop, a Limpurb, a Transalvador, a Sucom e a Polícia
Militar.
 
A equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) marcou presença no Centro
Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado dentro da
arena, para garantir proteção civil aos atletas, trabalhadores e
turistas. Além disso, em parceria com a Coelba, atuou na área da Fonte
Nova e nas áreas de hotéis e centros de treinamento. A Sucop promoveu a
requalificação de vias de acesso, pavimentação asfáltica, poda de
árvores e forneceu estrutura para atuação das equipes da Prefeitura que
atuaram no evento.
 
Impactos no turismo e na imagem de Salvador no mundo
Outra área que sofreu impacto positivo foi o turismo. Segundo a
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção Bahia (ABIH/Ba), a
média de ocupação da rede hoteleira de Salvador no mês de junho é 40%.
No entanto, em pesquisa realizada em 27 estabelecimentos da cidade,
apenas para o jogo Brasil x Itália, os números alcançaram 92% de
ocupação entre os dias 21 e 22/06.
 
Diante da movimentação do setor, a Empresa Salvador Turismo (Saltur)
prestou orientação direta aos turistas nos postos de informação
localizados no Elevador Lacerda e no Mercado Modelo. Além disso, em
parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
(Infraero), organizou a logística de transporte de turistas das agências
de receptivo, locadoras e cooperativas, bem como administrou o
estacionamento da Barroquinha, juntamente com a Transalvador, que foi
reservado às vans, micro-ônibus e ônibus de turismo.
 
Atendimento ao público é reforçado
A Ouvidoria Geral do Município do Salvador (OGMS) prestou atendimento ao
público durante o período da Copa das Confederações, tirando dúvidas,
recebendo sugestões, reclamações e contribuições. Nos dias de jogos (20,
22 e 30/6), o órgão atendeu 586 ligações relacionadas aos serviços
municipais em geral e à organização da competição.
 
Nas ligações voltadas ao evento, o tema mais relevante foi a gestão de
trânsito e transporte (85,7%), seguido de limpeza urbana (7,1%) e
funcionamento do comércio durante os dias dos jogos (7,1%). Os pontos
elogiados foram a organização nos locais próximos à arena, a iluminação
na região do Dique do Tororó e a limpeza do entorno dos jogos. Já entre
as áreas que foram mencionadas para receber melhorias, destacaram-se a
sinalização, a instalação de banheiros químicos e a necessidade de
disponibilizar restaurantes na área do entorno.
 
Outra ação desenvolvida pelo órgão foi a contribuição com o Observatório
da Discriminação Racial, programa da Secretaria Municipal da Reparação
(Semur) em parceria com o Conselho Municipal das Comunidades Negras
(CMCN) e o Ecopa. O trabalho envolveu palestras de qualificação com os
funcionários da Ouvidoria, voluntários, coordenadores e monitores do
evento sobre as duas formas de preconceito e a atuação do Observatório
durante os jogos.
 
A ação também contou com a assessoria da Defensoria Pública do Estado e
do Ministério Público da Bahia. Nos dias de jogos, servidores da Semur
estiveram a postos das 9 às 18h, dando suporte à ouvidoria, que ficou à
disposição para o recebimento de denúncias de racismo e xenofobia na
Copa das Confederações. 
Fonte:
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41679&Itemid=42

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*