Enquanto o compartilhamento de bicicletas deverá funcionar durante toda a semana, as ciclofaixas e ciclorrotas poderão ser utilizadas, inicialmente, apenas aos domingos e feriados.
Ambos os projetos agradaram representantes de associações de ciclistas e especialistas em mobilidade urbana. No entanto, o fato de as ciclofaixas e ciclorrotas funcionarem apenas aos domingos e feriados dividiu opiniões.
Professora do Departamento da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Denise Ribeiro afirma que Salvador está atrasada em relação à implantação de projetos de incentivo ao uso de meios de transporte alternativos.
“O espaço público já não suporta tanto automóvel. As alternativas para facilitar a mobilidade são o transporte coletivo e uso da bicicleta, além do incentivo à caminhada em locais em que isso seja possível”, defendeu Denise, que é pesquisadora da área de transporte sustentável e de uso de bicicletas.
Para ela, o funcionamento das ciclofaixas e ciclorrotas apenas aos domingos e feriados caracteriza o uso da bicicleta como lazer e não como meio de transporte.
“Não contribui para tornar a mobilidade de Salvador sustentável, pois a quantidade de carros nas ruas ainda será alta durante a semana”, pontuou a pesquisadora.
O secretário do Escritório da Copa do Mundo Fifa 2014, Isaac Edington, argumentou que “por meio do lazer, como já acontece em algumas capitais brasileiras, é possível também criar um novo estímulo ao cidadão e atrair uma nova legião de adeptos ao uso das bicicletas em nossa cidade”.
Pontapé inicial – Na opinião do coordenador da Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia (Asbeb), Maurício Cruz, a implantação faixas e rotas para ciclistas, mesmo que em dias selecionados, é um medida positiva.
“É um pontapé inicial, vai criar, nas pessoas, o hábito de utilizar bicicleta no cotidiano”, defendeu Cruz.
Segundo ele, mais de 20 mil pessoas utilizam bicicletas diariamente em Salvador.
O arquiteto e urbanista Henrique Azevedo diz que o compartilhamento de bicicletas oficializa que a “prioridade nas ruas é da bicicleta e não dos carros”. “Os motoristas vão se adaptar à presença delas no trânsito e terão mais respeito”, destaca Azevedo, que mantém um blog sobre mobilidade urbana.
Segundo o secretário Isaac Edington, ainda não há definição quanto aos locais em que funcionarão as estações de aluguel de bicicletas nem as vias que serão utilizadas.
De acordo com ele, a Prefeitura vai lançar, ainda sem data prevista, um edital para selecionar uma empresa responsável para implantação e administração do sistema. Os usuários deverão pagar uma taxa para a utilização.
Tipos de circuitos
Ciclovia – É uma via de trânsito totalmente separada das vias de veículos com motores, para uso exclusivo de veículos sem motores como bicicletas, patins e skates
Ciclofaixa – Faixa pintada no chão, sem separação física das pistas de veículos com motores. Mais indicada para vias com trânsito leve pelo risco de invasão de veículos
Ciclorrota – Caminho mapeado ou sinalizado para ciclistas. Em geral é uma rua normal, regulamentada para baixa velocidade e com pouco trânsito de carros.
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