Em um mundo movido por ritmo acelerado, poucos compreendem as pressões diárias enfrentadas pelos Agentes de Trânsito. Neste Setembro Amarelo, dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Associação dos Servidores em Transportes e Trânsito (ASTRAM) propõe um olhar especial para a categoria, e todos os seus associados, destacando a importância de cuidar das mentes daqueles que cuidam da mobilidade e segurança viária na capital baiana.
Setembro é o mês da prevenção ao suicídio, e o amarelo é a cor estabelecida para esta campanha de conscientização. Para os agentes de trânsito, cujas jornadas frequentemente são marcadas por tensão e estresse, cuidar da saúde mental ganha um significado especial. Os trabalhadores da mobilidade urbana enfrentam condições adversas e riscos diariamente, e a Diretoria da ASTRAM propôs um Programa de Saúde Mental Preventiva para que fosse aplicado pela Transalvador.
A ideia de fazer um projeto de saúde mental teve capítulos desde o ano de 2021, e se tornou ainda mais importante diante dos efeitos da pandemia e com os crescentes casos de servidores diagnosticados com problemas relacionados ao estresse no trabalho e patologias relacionadas à saúde mental. Em meados de fevereiro de 2022, a Diretoria da ASTRAM, junto com uma empresa especializada, apresentou o plano de trabalho do Programa de Saúde Mental Preventiva. A então gestão da Transalvador à época, logo após a apresentação, financiou o início dos trabalhos de pesquisa promovidos nos encontros ocorridos com os servidores.
Infelizmente, após a mudança de gestão na Transalvador, o projeto estagnou, deixando os colegas desamparados após uma série de entrevistas pessoais e análises do panorama coletivo feitos pela empresa especializada. Por conta desse hiato negligencial com as atividades em curso, a ASTRAM buscou parceiros com o intuito de garantir amparo profissional aos nossos associados. Agora, a Unirb estabeleceu parceria com a ASTRAM para prestar esse atendimento psicológico. Nossos filiados podem ser atendidos às quintas-feiras, das 09h às 16h, e podem fazer seus agendamentos pelo telefone 71-3483-2930. Uma facilidade ainda maior é o local onde o serviço é realizado: no Orixás Center, bloco A, loja 40, no Politeama.
“A saúde mental dos nossos colegas é uma preocupação constante em nossa ASTRAM. Desempenhamos um papel fundamental na segurança viária da nossa cidade, e cuidar desse aspecto é fundamental para garantir que continuemos fazendo esse trabalho valioso para a cidadania na capital baiana. Buscamos encontrar soluções e parcerias para manter esse programa em funcionamento e ainda no Setembro Amarelo, pudemos anunciar essa novidade. A Clínica é uma iniciativa destacada do Centro Universitário Unirb que demonstra a responsabilidade social da renomada instituição com a qual firmamos parceria nesta ação e certamente em outras frentes”, ressaltou o presidente da ASTRAM, Luiz Bahia.
Seja o primeiro a comentar