WAGNER BATE MARTELO: “PARALELA TERÁ METRÔ”
O governador Jaques Wagner bateu o martelo na tarde desta segunda-feira (8), durante homenagem recebida na sede das Obras Assistenciais Irmã Dulce, em Roma, na cidade baixa de Salvador, de que a Avenida Paralela receberá mesmo o metrô. O chefe do Executivo baiano teve uma reunião mais cedo com o prefeito João Henrique Carneiro (PP) e os secretários estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e municipal da Casa Civil, João Leão, e assegurou que o impasse com a prefeitura, que defendia o sistema BRT (vias exclusivas de ônibus moderno), está sanado.
“Há consenso pelo modelo integrado. A minha paixão é pelo melhor para Salvador e o melhor para Salvador não é o modal único”, salientou. De acordo com Wagner, R$ 2,4 bilhões estão garantidos, por meio de empréstimo e do orçamento da União, e a estimativa de custo inicial do metrô gira em torno de R$ 1,6 bilhão. Em entrevista coletiva, o governador disse que o edital de licitação sairá entre 35 e 40 dias e que as obras deverão ser iniciadas ainda este ano. Além disso, o petista revelou o desejo de incluir uma nova ligação Cajazeiras-Estação Pirajá no projeto, embora não haja definição sobre qual será o meio de transporte a ser utilizado.
TRÂNSITO: PONTOS CRÍTICOS SERÃO ELIMINADOS, DIZ JH
Na decisão tomada pelos representantes dos executivos baiano e soteropolitano nesta segunda-feira (8), que escolheu o metrô como modal de transporte urbano a ser implantado na Avenida Paralela – com integração de outros modelos no restante da cidade –, o prefeito João Henrique pontuou que será deixado um “legado de mobilidade urbana” com a eliminação de pontos “altamente críticos do trânsito já identificado pela Transalvador”. “É importante que o legado de mobilidade urbana que será deixado para Salvador com a Copa do Mundo atenderá a todo o território da cidade, dentro de uma rede interligada intermodal de transporte coletivo. O nosso entendimento está levando em conta a implantação desta rede, atendendo aos moradores de bairros como Subúrbio Ferroviário, Valéria, Pirajá e Cajazeiras, entre outros”, assegurou. O governador Jaques Wagner que, por sua vez, garantiu que em um prazo de 35 a 40 dias deve ser publicado o edital para a realização das obras. A intenção é a de que elas sejam iniciadas ainda em 2011.
MODAL INTEGRADO SERÁ APRESENTADO A VEREADORES
Conforme anunciado nesta terça-feira (8) pelo governador Jaques Wagner, a opção pelo sistema de transporte público integrado, que foi acordado entre a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia, deverá ser apresentada aos vereadores soteropolitanos nesta quarta (9). A tarefa ficará por conta do prefeito João Henrique, que esteve em reunião com o chefe do Executivo baiano, o secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro, e o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão. Antes mesmo de divulgar à imprensa mais detalhes sobre a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), ficou estabelecido que os edis soteropolitanos seriam apresentados ao projeto que encerrou o choque de interesses entre os Estado e Município.
Seja o primeiro a comentar