Assinatura da transferência do metrô é suspensa e contrato será revisto

A assinatura do documento que oficializaria a transferência da linha 1 do metrô da capital para o estado foi suspensa na tarde desta terça-feira (9), em Salvador. A imprensa aguardava o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto para o evento, que deveria iniciar às 17h, quando representantes do governo informaram a necessidade de reajustes no contrato. Ambos não compareceram à Governadoria e os itens que devem ser revisados não foram detalhados.
Em nota à imprensa, a prefeitura disse que a revisão do contrato ocorre “devido à complexidade e extensão do documento”, o que envolve questões técnicas e jurídicas”. Segundo o município, as Procuradorias Gerais do Estado (PGE) e do Município de Salvador (PGM) fazem a análise. “Tão logo as questões sejam equacionadas, assegurando segurança jurídica e institucional aos termos do acordo, será marcada uma nova data para a assinatura do programa”, apontou.
Acordo
O metrô de Salvador está em obras há 13 anos. Governador e prefeito firmaram o acordo de transferência em reunião realizada no dia 5 de abril. O objetivo é fazer com que o sistema seja concluído e comece a operar na capital baiana. O valor da tarifa no transporte ainda não está definido. Também não há prazos para o início da operação.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus era o principal ponto de discussão entre estado e prefeitura. O prefeito ACM Neto disse que essa tarifa de integração ficou definida em R$ 1,10 – esse é o valor que o sistema do metrô vai repassar para o sistema de ônibus municipal por passageiro. Coletivos farão o transporte de usuários para o metrô.
Para o prefeito, mesmo com a transferência, governo e prefeitura terão que trabalhar em conjunto para melhorar o sistema de transporte. “Porque boa parte dos passageiros do metrô também andarão de ônibus. Então, nós vamos ter que fazer dois sistemas que se comuniquem, que se complementem e possam dar mais qualidade ao transporte público”.
Em relação ao prazo de operação do metrô, o governador preferiu não definir uma data. ” Não me pergunte de prazos. Prazos não posso falar por enquanto porque batido o martelo, segunda-feira [8] a gente bota isso no papel na forma de um acordo. Existem coisas que ainda vão para a Assembleia Legislativa, para a Câmara de Vereadores. Todas elas são de rápida resolução, mas a partir de segunda-feira o processo já passa o comando para o estado”, afirmou no dia 5 de abril.
A Linha 1 foi projetada para ter 12 km ligando o centro de Salvador ao bairro de Pirajá. Nos 13 anos de obras, somente 6 km ficaram prontos. Cerca de R$ 700 milhões foram investidos.
O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003. A linha um foi projetada para ter doze quilômetros, ligando o centro de Salvador ao bairro de Pirajá, mas só seis deles ficaram prontos.
Fonte:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*