Bahia: Cidade com 161 mil habitantes, possui apenas 2 agentes de trânsito

 
Imagem | Wikipédia

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, se reuniu na última quinta-feira (19), com a turma de aprovados para o cargo de agente de trânsito do mais recente concurso público realizado pelo município, em 2012. A convocação dos servidores foi a pauta do encontro, que contou com a presença do agente, já efetivo, Luciano Almeida. “Visamos a melhoria contínua do trânsito de Jequié” contou ele ao Blog Transitar.
Jequié, que fica na Região Sudoeste da Bahia, possui uma população estimada pelo IBGE de 161. 528 habitantes, nona do estado, e uma frota de mais de 52 mil veículos para apenas dois (2) agentes de trânsito. “No concurso foram disponibilizadas 20 vagas, mas só foram aprovados onze. Cinco foram convocados, mas só dois apareceram” explica Luciano. Segundo o agente, eles solicitam do Governo a convocação dos outros seis e a realização de um novo concurso.
A gestão anterior do Município, afastada pela Justiça, confiou o trânsito à Guarda Municipal, “o que criou um impedimento para a convocação dos agentes pois o comando da GM não demonstra intenção de somar esforços” conta Almeida. “No final da conversa [com o prefeito], ele garantiu que após nomeado o superintendente, e diante da necessidade, fará a liberação das convocações”.
Em 2013, segundo o Ministério da Saúde, o município somou 82 mortes no trânsito, o equivalente a 50,81 óbitos/ 100 mil hab., quando a média nacional ficou em 20,12 óbitos/ 100 mil hab.
Fonte: Blogtransitar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*