Entre os destaques dos 100 dias de gestão, o prefeito ACM Neto destacou o repasse as obras do metrô para o estado, a entrega o primeiro trem climatizado do Subúrbio e a implantação do programa Domingo é Meia. Com relação à Urbanismo e Mobilidade ele cita as realizações abaixo.
A Secretaria de Urbanismo e Transporte implantou o programa Domingo é Meia, que começou a vigorar no dia 31 de março. Além disso, através da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), entregou o primeiro trem climatizado ao sistema Calçada/Subúrbio e fechou a negociação que transfere ao governo do estado o comando do órgão, da Estação Pirajá e as obras do metrô.
Outro destaque apontado pela Prefeitura foi a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) definindo as obras de conclusão da pista marginal à Avenida Luis Viana Filho, a partir da saída do condomínio Alphaville até a frente do Shopping Paralela.
Com o intuito de preparar a cidade para o período de chuva, a Prefeitura realiza a limpeza e dragagem de canais em diferentes pontos de Salvador. Os trabalhos já foram finalizados no Canal do Passa Vaca, situado na área de Patamares, e continuam nos canais de São Cristóvão (rio Ipitanga), Harmonia (Pernambués), rio Rio Trobogy (Patamares) e rio Lucaia (Vale das Pedrinhas).
Nas estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga, Iguatemi e Rodoviária, assim como no Terminal Marítimo Ribeira-Plataforma, a rotina de limpeza foi restabelecida pela Transalvador, em parceria com a Limpurb, e as obras de recuperação dos banheiros que servem à população e aos rodoviários foram iniciadas.
A Transalvador substituiu duas cabines do Elevador Lacerda, operando com três ascensores, fazendo com que o equipamento, um dos principais cartões-postais da cidade, pudesse atender o intenso fluxo durante o verão.
As principais ações desenvolvidas pela Transalvador nesses 100 dias envolvem as operações Carnaval e Volta às Aulas, além do cumprimento do Plano de Metas dos 90 dias, estabelecido pela Prefeitura. Dentre essas metas está o combate ao estacionamento irregular, com realização de ações educativas e disciplinares na Barra, Avenida Sete de Setembro/Centro e Comércio/Feira de São Joaquim. Também foram relocados pontos de ônibus e táxis, que resultou em maior fluidez do tráfego nesses locais. Houve também intensificação e regularização das blitze de Lei Seca, com um total de 5.773 abordagens a motoristas e 490 autos de infração emitidos por direção associada à ingestão de bebida alcoólica.
A Transalvador também iniciou a recomposição da sinalização viária – vertical e horizontal – em diversos pontos da cidade. Reativou 60 fotossensores existentes e implantou mais 20 novos. Além disso, quando a nova gestão assumiu a Transalvador, a cidade não contava com nenhum guincho. Hoje, está sendo finalizada a contratação de 12 caminhões guincho para atender emergências e demandas da cidade.
Clique em Mais Informações e veja outras realizações apontadas pela prefeitura:
Educação
A Prefeitura de Salvador já iniciou a reforma de 70 unidades de ensino, dentro do Plano de Recuperação da Rede Física Escolar. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) possibilitou a inauguração de quatro novas escolas – as municipais de Pituaçu, Agnelo de Brito, União (ambas na Boca do Rio) e Abaeté. A próxima unidade a ser entregue à população totalmente recuperada é a Escola Municipal do Vale das Pedrinhas.
Junto à reestruturação da rede física escolar, também desenvolve o programa Aluno em Tempo Integral, com o objetivo de ampliar o tempo de permanência do aluno na escola. Já são quatro escolas que aderiram ao programa: as escolas municipais de Pituaçu, Teodoro Sampaio, Zulmira Torres e Lagoa do Abaeté. A próxima será a do Vale das Pedrinhas. Nas outras escolas, o tempo de aula vai aumentar em meia hora por dia.
Além disso, lançou a Operação Alfabetiza, que, entre outros benefícios, vai possibilitar a alfabetização dos alunos aos seis anos de idade, e não mais aos oito.
Saúde
Retomou a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros de Brotas e Itapuã, que estavam paralisadas, e deu continuidade à construção da UPA de Valéria e o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para construção da UPA San Martim.
Inaugurou mais uma sala de coleta para exames laboratoriais na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste, no Lobato.
A Vigilância Sanitária deu início ao mutirão dos alvarás sanitários, convocando empresas “irregulares” a retirar os documentos liberados até dezembro. Caso contrário estarão sujeitas a punições, podendo resultar inclusive em interdição.
Promoção social
Nos primeiros três meses da atual gestão foram habilitadas a receber o Bolsa Família 6.689 famílias. O Bolsa Família Móvel, lançado em janeiro no Bairro da Paz e que já visitou cinco bairros, atendeu 522 famílias.
A Semps está utilizando, desde o dia 21 de janeiro, o Sistema de Vídeomonitoramento Social, a partir das câmeras de alta resolução da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). A iniciativa visa observar, em tempo real, as ações, os movimentos e o comportamento das pessoas em situação de rua de Salvador, e encaminhar as equipes de abordagem para oferecer os serviços de atendimento, albergue, casa de pernoite e inserção em programas sociais. Além disso, os moradores de rua também estão sendo orientados a retornar para suas casas ou para as cidades de origem.
A Prefeitura também garantiu vaga para 9.138 pessoas aos 130 cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Pronatec em 2013, nas áreas de construção civil, industrial, hospitalidade, serviços, turismo, gastronomia e informática. Foram contemplados os beneficiários do Bolsa Família e dependentes.
Implementou, através da Semps, o programa Sopa Legal, uma vertente do programa Salvador Sem Fome, que funciona desde 11 de março, distribuindo diariamente sopa para a população carente assistida pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e pelas unidades do Centro de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop). E promoveu a restauração das dependências internas de parte do Abrigo Pedro II, além de pintura na parte externa. As mudanças incluem ainda: abertura de acesso à praia, para que os idosos possam tomar sol pela manhã; contratação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, completando a equipe técnica da instituição.
Secretaria da Fazenda
Elaboração do projeto de Reforma Tributária para aumento da arrecadação sem elevação de impostos. Os dois projetos já tramitam na Câmara Municipal, onde o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, já participou de duas audiências para tratar do assunto. Além disso, a Prefeitura implantou a sistemática de avaliação e acompanhamento de gastos públicos, iniciou a implantação de diversas ações para regularizar a situação do município no Cadastro Único de Convênio (Cauc), revisão dos contratos de fornecedores e prestadores de serviços com o município, instituição do caixa único do Executivo e do planejamento estratégico da Sefaz, auditoria em processos de desapropriação amigável da gestão anterior, início da auditoria nas Transcons, contratação de instituições para movimentação e aplicação dos recursos financeiros da prefeitura, inclusive das empresas públicas.
Iluminação pública
A Secretaria de Ordem Pública trocou em torno de seis mil lâmpadas na cidade.
– Inauguração da 2ª etapa de iluminação da Av. Vasco da Gama;
– Inauguração de iluminação em Nova Esperança, Tubarão, Quilombo e Nova Canaã;
– Implantação de novo sistema de iluminação na Nova Constituinte, Baixa do Petróleo e Arenoso;
– Implantação de nova iluminação na Paralela (marginais da FTC e Coelba);
– Recuperação da iluminação dos túneis Américo Simas e Marta Vasconcelos;
– Recuperação da iluminação de várias avenidas da cidade;
Ambulantes
Foram realizadas quatro reuniões com as lideranças das associações de ambulantes, visando o reordenamento na cidade, inicialmente na Avenida Sete, com parceria do Sebrae para implantação do comercio a céu aberto. O projeto da Fundação Mario Leal Ferreira já foi aprovado pelas entidades ligadas aos ambulantes. A secretaria está agora nos ajustes finais para reorganizar do comércio informal na Av. Sete
Além disso, na área da fiscalização, a Prefeitura implantou a Coordenação do Plano Integrado, com participação do setor de fiscalização aos bares e restaurantes, com presença da Limpurb, Sucom e Vigilância Sanitária. A novidade é que esses órgãos atuam em conjunto, ampliando o poder de fiscalização.
Desenvolvimento urbano
A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano, entregou à população a Praça da Rua Januária, em Cajazeiras, onde antigamente existia um lixão. A obra teve início em janeiro, após uma visita do prefeito ACM Neto ao local. O gestor determinou ainda a limpeza do canal que fica na localidade.
A Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável, lançou nesses primeiros 100 dias o Programa Verde Perto, que prevê a adoção e ampliação de espaços públicos e áreas verdes da cidade. O objetivo é envolver o cidadão, fazendo com que ele não só plante mudas em áreas públicas, mas também se responsabilize pelo cuidado e manutenção. O projeto foi lançado no Parque da Cidade, que será revitalizado pela atual gestão dentro do Verde Perto.
Os órgãos mais procurados pela população foram:
– Ordem Pública (61%)
– Limpurb (13%)
– Sucop (10%)
– Saúde (9%)
– Sucom (4%)
– Transalvador (2%)
– Outros (1%)
Os serviços mais demandados:
– Iluminação pública (60%)
– Coleta de lixo (4%)
– Serviços em árvores (4%)
– Castração de animais (4%)
– Remoção de entulho (4%)
– Pavimentação asfáltica/tapa-buracos (3%)
– Construção irregular (2%)
– Outros (19%)
Fonte:
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/04/09/acm-neto-diz-que-fez-em-100-dias
Be the first to comment