Transalvador instala de 88 semáforos inteligentes


Os 88 semáforos inteligentes que começaram a funcionar nesta segunda-feira (8) em Salvador podem aumentar a fluidez do trânsito em até 30%. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, explicou que este é o resultado observado em outras cidades em que o sistema está instalado, como Madri, na Espanha, e Moscou, na Rússia. 
Os equipamentos têm sensores que contam os números de carros nas vias e alteram o tempo de abertura ou fechamento dos sinais de acordo com o fluxo de veículos. As sinaleiras também passarão a “conversar” entre si e abrir e fechar de forma sincronizada. 
Os semáforos vão da Praça João Mangabeira, nos Barris, até o início da Avenida Paralela, próximo ao supermercado Makro. Ao longo desse trajeto, eles atuarão em vias de alto tráfego na cidade, como as avenidas Anita Garibaldi, Juracy Magalhães e Antônio Carlos Magalhães. Foi incluso um trecho do bairro Rio Vermelho que vai até o Supermercado Bompreço.
Atualmente, os semáforos da cidade funcionam seguindo uma tabela de horários pré-programados. O novo sistema vai permitir ajustes em tempo real de maneira remota, com acompanhamento também via câmeras no Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador. 
“Ele vai contando os carros nos cruzamentos e seleciona o melhor tempo. Se tem menos veículos na rua, nós temos menos tempo de verde. Essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico”, disse Muller. 

Benefícios
“O tempo de saturação das vias passa a ser menor e o tempo para sair desse estado também passa a ser menor”, exemplifica o superintendente acerca do benefício dessas novas tecnologias. “A partir do momento em que a gente pode facilitar a organização dos semáforos vamos conseguir dar mais fluidez às vias. Estamos oferecendo o que há de mais moderno em termos de controle semafórico”, apontou o prefeito ACM Neto.
Para operar, o conjunto de semáforos conta com o apoio de 27 controladores, distribuídos em 46 intersecções, e uma “infovia” de 67 quilômetros de fibra ótica, que pode ainda ser usada para a transmissão de outros dados da Prefeitura. Também foram adquiridas dez câmeras de alta resolução e dois paineis de mensagens variáveis.
A novidade é vista como bem-vinda por pedestres e motoristas de Salvador. “Não há nada pior que ficar presa no engarrafamento. Se veio para melhorar isso, então é bom”, disse a plataformista Raquel de Jesus, 40. Já a economista Ana Lúcia Costa, 63, disse que a decisão é inteligente e que é importante que o sistema se expanda. “Perco muito tempo no trânsito, a qualquer hora do dia tem engarrafamento, principalmente onde eu moro, na Pituba”, queixou-se.
O sistema está em fase de ajustes, em que está catalogando dados sobre o perfil do trânsito de Salvador, e deve estar em plena operação em 20 dias ou 30 dias. Em breve, o número de semáforos inteligentes vai aumentar, aumentando para 105, com a instalação de mais 17 semáforos no trecho da Avenida Antônio Carlos Magalhães que fica no bairro do Itaigara. 
Investimento
A instalação deste sistema, que é de propriedade de uma empresa espanhola, custou ao todo R$ 12 milhões. O prefeito ACM Neto destacou que o investimento foi pago com dinheiro da iniciativa privada, advindo de um acordo entre a Prefeitura e os shoppings centers na época em que estes estabelecimentos começaram a cobrar pelo estacionamento. “Em tempos de crise, nós estamos conseguindo oferecer serviços e manter o equilíbrio das contas públicas ”, apontou Neto. 
O prefeito disse que, no futuro, mais semáforos inteligentes podem ser colocados em outras vias de alto fluxo de veículos na cidade. O sistema já está preparado também para a instalação do BRT (Bus Rapid Train). “Conforme o ônibus vai se aproximando, o semáforo abre”, explicou Fabrizzio Muller. 
Especialista
Analista de transporte e tráfego e especialista em mobilidade urbana, Cristina Aragón considerou que a iniciativa é válida porque os semáforos vão funcionar em função do fluxo de tráfego, o que, segundo ela, dará uma melhoria no trânsito das vias.
No entanto, Cristina Aragón observou que seria mais válido se houvesse a possibilidade de priorizar o transporte público da cidade. “O ideal é que fosse inteligente para dar prioridade ao transporte público a partir de faixas exclusivas de ônibus. Já passamos da hora de ter essas faixas, mas é importante ter o controle semafórico inteligente na cidade”, frisou.
Conheça o sistema
Controladores – Foram instalados 27 novos controladores para 88 semáforos inteligentes, em 46 interseções semafóricas 
Sensores – Os novos equipamentos conseguem contabilizar, por meio de sensores instalados sob o asfalto, o fluxo de veículos nas vias 
Autoajuste – Nas vias onde o fluxo de veículos é maior, o equipamento se autoajusta e permite um tempo maior de abertura do sinal. Naquelas onde o fluxo é menor, o tempo de sinal fechado é maior
Fibra Ótica – Os semáforos inteligentes são interligados por 67 quilômetros de fibra óptica. Quando um se ajusta, os demais se adequam às mudanças.
Segunda etapa 
A previsão da Transalvador é de que mais 15 semáforos inteligentes sejam instalados nos próximos meses em Salvador, totalizando 105 equipamentos deste tipo. 
Nesta etapa, serão investidos mais R$ 1,8 milhões provenientes da empresa Petros, que recentemente ergueu um prédio na Av. ACM e deverá equipar mais semáforos nas redondezas como contrapartida.  
“Vamos oferecer o que há de mais moderno sem que haja a necessidade de sacrificar os recursos dos cofres públicos” , afirmou ACM Neto.
Fontes: Correio e A Tarde 

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