A Transalvador, em parceria com a Promédica, desenvolve um programa voltado para prevenção de doenças e enfermidades dos servidores e colaboradores da autarquia. A iniciativa visa promover ações que levem informações sobre saúde, por meio de prevenção e educação permanentes. Com isso, objetiva-se que servidores e colaboradores tenham uma melhor qualidade de vida.
A operadora de Saúde deverá ministrar ciclos de palestras na sede da Transalvador. O programa possui, inicialmente, ações voltadas aos hábitos de vida dos trabalhadores, como, por exemplo, alimentação saudável, saúde emocional, realização de exames clínicos periódicos, prevenção ao câncer de próstata, de doenças crônicas e o incentivo a atividades físicas. Podem participar dessas ações, prioritariamente, quem for beneficiário da Promédica.
Um grupo foi formado internamente para dialogar com a Promédica. Ele é formado por servidores e colaboradores do Gabinete da Superintendência (Gasue), da Gerência Administrativa (Gerad), por meio do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (Sedep), e da Comissão Permanente de Controle e Avaliação (CPCA).
Eixos Temáticos – A proposta do programa é ter ações de promoção à saúde em seis eixos temáticos:
1. Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas
2. Saúde Mental
3. Alimentação Saudável
4. Prevenção de Doenças Crônicas
5. Estímulo a Atividades Físicas
6. Prevenção ao Câncer de Próstata
A ideia é promover o autocuidado e habilitar o trabalhador a reconhecer, precocemente, sinais e sintomas de alteração orgânica e psíquica, tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida.
Para isso, a Promédica será responsável pela equipe de profissionais especializados, elaboração e distribuição de material didático aos participantes, sendo de sua responsabilidade os custos decorrentes destes itens.
Controle de Peso – A primeira ação deste programa já foi iniciada. A Promédica voltou com o Grupo de Gerenciamento de Peso e Estilo de Vida. Por conta da pandemia, os encontros serão virtuais. Para participar, o beneficiário deve fazer a inscrição por meio do aplicativo da operadora de saúde ou pelo número (71) 3234.8046.
Fonte: Ascom Transalvador
Seja o primeiro a comentar