Tecnodata lança duas versões do CTB atualizadas com a nova lei de trânsito

O Portal do Trânsito entrevistou Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional e Julyver Modesto de Araújo, mestre em Direito, major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, conselheiro do CETRAN/SP e assessor da presidência do DETRAN/SP. No bate-papo descontraído eles falaram sobre como se deu a ideia de lançar as duas edições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a parceria e a previsão de lançamento. Além disso, citaram os desafios de lançar ambas as publicações em um país que muda a legislação constantemente.

Portal do Trânsito – O que originou a ideia de lançar duas edições do CTB, uma comentada e outra de bolso?

Celso Mariano – A afinidade de ideias e estilos de atuação na área de trânsito nos aproximou, desde que nos conhecemos. Há um enorme respeito mútuo pela seriedade, profissionalismo e comprometimento com a qualidade, comum a ambas as partes. Essa admiração, um pelo trabalho do outro, precede nossa amizade e tornou-se a base desta parceria, desejada desde os primeiros encontros. A Tecnodata Educacional passou duas décadas publicando apenas conteúdos próprios. E não seria sem um rigoroso critério de seleção que mudaríamos essa história, trazendo para nosso acervo, um autor externo ao nosso quadro.

Julyver Modesto- Este é um trabalho editorial que venho realizando desde 2003, tendo agora passado a publicar os livros em parceria com a Tecnodata, que conheço, assim como o Celso Mariano, há mais de 20 anos e sei da excepcional qualidade do seu trabalho. Em 2019, conversamos com o objetivo de unir esforços na produção de material técnico na área de trânsito e, com isso, a Tecnodata passou a ser responsável pela publicação de minhas obras. A ideia é oferecer, em dois formatos distintos, a legislação de trânsito atualizada àqueles que trabalham na área.

Portal do Trânsito – Qual é a diferença entre as duas versões?

CM – O CTB de Bolso destaca-se pela portabilidade, ideal para quem vai à campo ou para consultas rápidas em qualquer lugar. Já o CTB Comentado é aquela fonte de consulta completa que ocupa lugar de destaque no acervo de quem gosta ou precisa de conhecimentos na área.

JM – Como o Celso disse, a versão bolso tem um tamanho reduzido, o que facilita o uso no dia a dia, principalmente dos agentes de trânsito. Além disso, contém várias informações adicionais referentes às infrações de trânsito. A versão grande, com mais de 900 páginas, vai adiante, pois contém anotações e comentários em todos os artigos do Código de Trânsito Brasileiro, o que torna o conteúdo muito mais amplo e detalhado.

Portal do Trânsito – Recomenda-se o livro para qual tipo de público?

JM – Recomenda-se a versão de bolso a todas as pessoas, indistintamente, pois é fácil de carregar e permite conhecimento atualizado da legislação de trânsito. Já a versão comentada é direcionada aos profissionais de trânsito, que necessitam de mais informações e esclarecimentos adicionais.

Portal do Trânsito – Qual é importância de ambas as literaturas para a sociedade como um todo?

CM – Nenhum cidadão pode alegar desconhecimento da lei, como forma de obter alguma condescendência para atos inadequados ou ilegais, praticados no trânsito. Assim, estas obras classificam-se como de enorme importância para todos os públicos, já que, do trânsito, todos participamos.

JM – A importância é de permitir acompanhar e compreender a legislação de trânsito, que se altera com muita frequência e possui complementos que não estão na lei principal. Por exemplo, as chamadas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Portal do Trânsito – E para as prefeituras, quais são as vantagens de adquirir os livros?

JM – Para as prefeituras, a grande vantagem é propiciar, aos seus servidores, material de qualidade e atualizadíssimo, para prestação de um serviço público adequado.

Portal do Trânsito – É possível adquirir os dois livros juntos ou somente separadamente?

JM – Podem ser adquiridos juntos ou separadamente.

Portal do Trânsito – Quais são os desafios de manter dois produtos como esses atualizados em um país que muda a legislação constantemente?

CM – Em um país como o nosso, que muda constantemente sua legislação de trânsito, o desafio é enorme. Vivêssemos em um deste países mais amadurecidos em relação à cultura de segurança no trânsito, poderíamos programar com bastante antecedência e calma as publicações e atualizações de materiais didáticos sobre legislação de trânsito. Mas nossa realidade nos exige agilidade e habilidade próprias do universo jornalístico, mais do que da área educacional. Mesmo com a Lei 14.071 aprovada em 2020, no mês seguinte a sua efetividade, ainda foi preciso ajustes por conta de novidades de última hora. Em outras palavras, é uma loucura.

JM – É exatamente isso: o desafio principal é o de acompanhar as constantes alterações. Ou seja, atualizar o material com eficiência e rapidez.

Portal do Trânsito – Qual é a importância de ter estas obras publicadas em parceria com a Editora Tecnodata? E, para a editora, ter em seu portfólio o Julyver como um dos autores?

CM – Nos mais de 20 anos de atuação da Tecnodata, sempre recomendamos boas obras, mas, trazer obras de autores externos para o nosso acervo é novidade. Não faríamos isso sem plena confiança no autor. Julyver Modesto de Araújo tem nosso respeito e reconhecimento.

JM – A importância é a de agregar, ao trabalho que realizo há muitos anos, o nome de uma empresa de grande e reconhecida expressão nacional. Além disso, com excelente qualidade na produção editorial.

Portal do Trânsito – Para terminar, por favor, nos diga: já temos previsão de lançamento?

JM – Tivemos que adiar de abril para junho de 2021. Dessa forma, conseguimos incluir as mudanças ocorridas neste período de diagramação e revisão do material, a fim de deixar o material o mais atualizado possível.

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