Soteropolitanos gastam em média 34 minutos de casa para o trabalho

Apesar de muitos soteropolitanos se queixarem do tempo que levam dentro de um ônibus indo de casa para o trabalho, a capital baiana apresenta um resultado mediano quando comparada com outras capitais brasileiras. Um estudo do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (Ipea) divulgado no último dia 12, revelou que as pessoas demoram em média 34 minutos para fazerem o trajeto em Salvador.

O estudo baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), avaliou o tempo médio em dez regiões metropolitanas do país e apontou que Salvador está na quinta colocação entre os trajetos mais rápidos e mais demorados, com 33,9 minutos.

As cidades que o trajeto pode ser feito em menos tempo são Porto Alegre em 27,7 minutos e Belém em 31,5 minutos. Já entre as mais demoradas estão São Paulo, que apontou uma média de 42,8 minutos para realizar o trajeto e Rio de Janeiro com 42,6 minutos.

Confira a lista do menor para o maior tempo

Porto Alegre – 27,7 minutos
Belém – 31,5 minutos
Fortaleza – 31,7 minutos
Curitiba – 32,1 minutos
Salvador – 33,9 minutos
Belo Horizonte – 34,4 minutos
Distrito Federal – 34,8 minutos
Recife – 34,9 minutos
Rio de Janeiro – 42,6 minutos
São Paulo – 42,8 minutos

Entre as cidades do Nordeste pesquisadas, Salvador também apresenta um resultado mediano. Fortaleza foi apontada na região com a cidade em que o tempo é menor, com 31,7 minutos. Já a capital nordestina com maior média de tempo foi Recife, com 34,9 minutos.

De acordo com o estudo, os principais motivos para a demora nos deslocamentos são a precariedade do transporte público e o grande número de veículos nas ruas. O tempo médio nacional entre as regiões pesquisadas foi de 32,62 minutos.

Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/trajeto-entre-casa-e-trabalho-em-salvador-demora-em-media-34-minutos-diz-estudo/?cHash=32859a23dd1e6398c77fecb36cf0abc9

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*