17.03.2016 – Em greve, servidores da Transalvador realizam assembleia e caminhada no Iguatemi
Os servidores da Transalvador decretaram na última terça (15), greve por tempo indeterminado, em virtude da posição do prefeito ACM Neto de não conceder reajuste ao funcionalismo municipal.
“O prefeito só pode estar de brincadeira, achando que o servidor público é palhaço. Como um prefeito, que é virtual candidato a reeleição, diz que a Data Base da categoria é em maio e que só pode conversar sobre reajuste no final do quadrimestre, em abril? Realmente nossa Data Base é em maio, mas será que ele e seus assessores desconhecem que a legislação eleitoral proíbe que no período de 180 dias antes das eleições, até o dia da posse dos candidatos eleitos, haja aumento de remuneração para o funcionalismo público. Isto é, se não tivermos reajuste até 01/04, iremos para o segundo ano sem ao menos a reposição inflacionária, que só no ano passado foi de quase 11%”, disse Luiz Bahia, presidente da ASTRAM.
A Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (ASTRAM) informa que apesar da arrecadação da prefeitura só ter aumentado nos últimos três anos, a situação dos servidores só fez piorar.
“Existem demandas que estamos tentando resolver desde 2014 e até agora nada, o descaso com o servidor público é total. O prefeito fala tanto em crise, mas essa crise é só para o servidor municipal e a população, já que o salário do prefeito teve aumento de 73% e os gastos com cargos comissionados aumentaram 1.118% na sua gestão”, disse André Camilo, vice-presidente da ASTRAM.
“Como a prefeitura não tem dinheiro para reajustar o salário dos servidores se a arrecadação só cresceu nos últimos anos. O IPTU e inúmeros outros serviços prestados a população foram reajustados muito acima da inflação, a arrecadação com multas só no primeiro semestre de 2015 rendeu mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos, onde está todo este dinheiro?”, questiona Luiz Bahia.
Segundo a entidade a greve continua por tempo indeterminado e a categoria volta a se reunir em assembleia nesta quinta (17) e posteriormente deve realizar uma caminhada de protesto na região do Iguatemi, junto com os demais servidores municipais.
Seja o primeiro a comentar