O Fundo de
Desenvolvimento do Transporte Coletivo de Salvador (FUNDETRANS) foi criado
através da Lei Municipal Nº 4534/92 para promover o desenvolvimento e
modernização do sistema de transporte coletivo por ônibus do Município de
Salvador e, gerenciar o processo de compensação tarifária entre as empresas
operadoras do STCO.
Desenvolvimento do Transporte Coletivo de Salvador (FUNDETRANS) foi criado
através da Lei Municipal Nº 4534/92 para promover o desenvolvimento e
modernização do sistema de transporte coletivo por ônibus do Município de
Salvador e, gerenciar o processo de compensação tarifária entre as empresas
operadoras do STCO.
Ainda de acordo com a
Lei Municipal Nº 4534/92 cada empresa do sistema de transporte coletivo por
ônibus deve pagar uma taxa aos órgãos gestores, no valor equivalente a 6% da
remuneração. Cabe ao FUNDETRANS reter essa taxa, por ocasião dos encontros de
contas, e repassa – lá a STP e SET, à razão de 4% (quatro por cento) e 2% (dois
por cento), respectivamente, essa seria a taxa de gerenciamento do fundo.
Lei Municipal Nº 4534/92 cada empresa do sistema de transporte coletivo por
ônibus deve pagar uma taxa aos órgãos gestores, no valor equivalente a 6% da
remuneração. Cabe ao FUNDETRANS reter essa taxa, por ocasião dos encontros de
contas, e repassa – lá a STP e SET, à razão de 4% (quatro por cento) e 2% (dois
por cento), respectivamente, essa seria a taxa de gerenciamento do fundo.
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O
que é essa Compensação tarifária?
que é essa Compensação tarifária?
Em função das
características das linhas, no sistema de transporte existe empresas que
arrecadam com a venda de passagens valores maiores que a remuneração a que têm
direito, e outras que arrecadam valores menores do que a remuneração.
características das linhas, no sistema de transporte existe empresas que
arrecadam com a venda de passagens valores maiores que a remuneração a que têm
direito, e outras que arrecadam valores menores do que a remuneração.
Quando o valor
arrecadado por determinada empresa for maior do que a sua remuneração, ela
recolhe ao FUNDETRANS essa diferença para que a mesma seja repassada a outra
empresa em situação inversa.
arrecadado por determinada empresa for maior do que a sua remuneração, ela
recolhe ao FUNDETRANS essa diferença para que a mesma seja repassada a outra
empresa em situação inversa.
Esse é o princípio da
compensação tarifária, que mantém o equilíbrio econômico do sistema e permite a
prática da tarifa única convencional.
compensação tarifária, que mantém o equilíbrio econômico do sistema e permite a
prática da tarifa única convencional.
O
que é esse encontro de contas?
que é esse encontro de contas?
É a planilha de cálculo
dos créditos e débitos da compensação tarifária. É o Comparativo entre a
arrecadação e a remuneração, com a finalidade de aferir o saldo de compensação
que deverá ser repassado para cada empresa operadora, levando em consideração o
depósito antecipado e as deduções legais.
dos créditos e débitos da compensação tarifária. É o Comparativo entre a
arrecadação e a remuneração, com a finalidade de aferir o saldo de compensação
que deverá ser repassado para cada empresa operadora, levando em consideração o
depósito antecipado e as deduções legais.
Origem
dos recursos do FUNDETRANS:
dos recursos do FUNDETRANS:
– Depósitos das
empresas operadoras do STCO, no valor equivalente a 30% (trinta por cento) da
arrecadação diária total obtida com a venda de passagens. O chamado depósito
antecipado (compulsório).
empresas operadoras do STCO, no valor equivalente a 30% (trinta por cento) da
arrecadação diária total obtida com a venda de passagens. O chamado depósito
antecipado (compulsório).
– Multas e penalidades
financeiras aplicadas pelo FUNDETRANS às empresas operadoras do STCO, por
atraso nos recolhimentos das contribuições da compensação tarifária.
financeiras aplicadas pelo FUNDETRANS às empresas operadoras do STCO, por
atraso nos recolhimentos das contribuições da compensação tarifária.
– Multas aplicadas pela
STP às empresas operadoras do STCO, por infrações contratuais e ao regulamento
do transporte coletivo.
STP às empresas operadoras do STCO, por infrações contratuais e ao regulamento
do transporte coletivo.
– Dotações municipais,
estaduais, federais, e dotações de organismos internacionais ou de entidades
privadas que não gerem obrigações financeiras de qualquer natureza.
estaduais, federais, e dotações de organismos internacionais ou de entidades
privadas que não gerem obrigações financeiras de qualquer natureza.
– Resultados
financeiros provenientes de aplicações no mercado financeiro.
financeiros provenientes de aplicações no mercado financeiro.
Como
é o seu funcionamento:
é o seu funcionamento:
Procedimentos que
antecedem os encontros de contas
antecedem os encontros de contas
1. As empresas
operadoras do STCO, depositam na conta corrente do FUNDETRANS o equivalente a
30% (trinta por certo) da arrecadação diária.
operadoras do STCO, depositam na conta corrente do FUNDETRANS o equivalente a
30% (trinta por certo) da arrecadação diária.
2. Em paralelo, as Empresas, STP e SETPS
enviam ao FUNDETRANS, diariamente, via internet, as seguintes informações
operacionais, necessárias ao cálculo das planilhas de compensação tarifária.
enviam ao FUNDETRANS, diariamente, via internet, as seguintes informações
operacionais, necessárias ao cálculo das planilhas de compensação tarifária.
Informações diárias recebidas:
Empresas:
Passageiros
transportados por nível tarifário.
transportados por nível tarifário.
STP:
Passageiros
transportados por empresa e por nível tarifário, para o cálculo da arrecadação.
transportados por empresa e por nível tarifário, para o cálculo da arrecadação.
CPT – Custo por
passageiro transportado de cada empresa, para cálculo da remuneração.
passageiro transportado de cada empresa, para cálculo da remuneração.
Deduções a serem
realizadas, referentes às multas operacionais.
realizadas, referentes às multas operacionais.
SETPS:
Quantitativo dos vales
transportes resgatados, por valores de resgate, o total de cartões magnéticos
da bilhetagem eletrônica e o montante da gratuidade registrada por cada
empresa.
transportes resgatados, por valores de resgate, o total de cartões magnéticos
da bilhetagem eletrônica e o montante da gratuidade registrada por cada
empresa.
3. O FUNDETRANS executa
o cruzamento dessas informações, corrige as divergências porventura
encontradas, calcula o numero de passageiros equivalentes, a arrecadação e a
remuneração de cada empresa.
o cruzamento dessas informações, corrige as divergências porventura
encontradas, calcula o numero de passageiros equivalentes, a arrecadação e a
remuneração de cada empresa.
4. De posse dos valores
da arrecadação e remuneração, a cada cinco dias o FUNDETRANS promove um
Encontro de Contas com as empresas operadoras, quando se concretiza a
compensação tarifária, com os repasses das taxas e remunerações líquidas.
da arrecadação e remuneração, a cada cinco dias o FUNDETRANS promove um
Encontro de Contas com as empresas operadoras, quando se concretiza a
compensação tarifária, com os repasses das taxas e remunerações líquidas.
Fonte:
http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/transporte/categorias/Fundetrans/Conceitos.php
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