Jornal Correio – Com mais de 20 anos de uso em média, semáforos quebram com frequência

Caminho das Árvores,
meio-dia. Motoristas buzinam à espera que os carros abram passagem. Os
pedestres, acuados nas calçadas, tentam 
chegar ao outro lado. O povo não se entende no cruzamento das ruas
Alfazema e Cipreste, e aguarda que um sinal venha do alto. Do alto de um
semáforo, mas a luz tão aguardada não acende. A saída é atravessar na marra. É
o cotidiano nessas ruas onde sinaleiras não funcionam. E o problema, relatam
motoristas e pedestres, é antigo.
O titular da
Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), Renato
Araújo, admite que os semáforos são antigos. “Boa parte  está envelhecida. O parque tem mais de 20
anos de uso e os equipamentos precisam ser renovados”,  explicou o novo superintendente.
De novo mesmo, só os 14
radares instalados pela Transalvador em novembro passado. No total, são 64
equipamentos em bom estado fazendo a fiscalização eletrônica na cidade. O órgão
de trânsito arrecada, em média, R$ 3 milhões por mês com a aplicação de multas
de cobranças como taxas de guincho e diárias de pátio. R$ 18 milhões de janeiro
a junho.

Revolta
– Quem recebe multas, queixa-se que o dinheiro não retorna em melhorias para o
trânsito. É o caso do funcionário público Silas Santos, 25. “É constrangedor, vergonhoso.
A gente não vê o dinheiro retornar em benefícios. A sinalização é precária,
semáforos vivem quebrados e o resultado é o caos no trânsito”, afirmou ele, que
recebeu multa de R$ 85 em maio.
O CORREIO percorreu
diversos pontos da capital baiana – Barra, Pituba, Itapuã, Paralela, Costa Azul
–, e, em todos esses locais encontrou equipamentos com algum tipo de defeito.
São 1.113 semáforos e 437 controladores (caixas que programam o funcionamento
da sinaleira).
Quando um semáforo
apaga ou fica intermitente, por exemplo, é porque também deu pane no
controlador. “Do total, 16 controladores quebraram acima de dez vezes só este
ano e precisam ser substituídos”, diz Araújo.
Enquanto os
equipamentos não são trocados, a cozinheira Elinalva Pereira, 44 anos, diz
correr o risco de ser atropelada toda vez que precisa ir ao supermercado. “É
uma dificuldade incrível. Quando tem a boa vontade de um motorista, que é raro,
consigo passar. Caso contrário atravesso assim mesmo, pedindo a Deus e olhando
para os lados”, lamentou.
Orla
– Os semáforos que mais apresentam defeitos, segundo o superintendente, são os
da orla. A poucos metros do Circo Picolino, em Pituaçu, o casal Daniel Moraes,
21 anos, e Taili Rodrigues, 18 anos, penou para atravessar a pista. Com as
botoneiras (aparelho usado pelo pedestre para acionar o fechamento do sinal)
quebradas, eles aguardavam o fechamento automático do semáforo.
“A situação é
complicada. Desde dezembro do ano passado é assim. Nunca vi ninguém da
prefeitura aqui. Se foi colocado aqui um equipamento para diminuir a espera do
pedestre, é porque tem utilidade”, desabafou Daniel.
Na entrada do Bairro da
Paz, nem sinal de sossego. Além das botoneiras, o contador da sinaleira não
funciona. “O sinal demora de fechar e a gente não tem noção de quanto tempo
falta. Por isso, muita gente acaba atravessando e acaba atropelada”, disse a
operadora de caixa Lidiane Bispo da Silva, 21. No local, muitas crianças,
lembrou ela, se arriscam para jogar bola no canteiro central.
Os contadores, segundo
Araújo, não são obrigatórios. “Com os contadores, aumentou em cerca de 30% a
obediência dos usuários aos semáforos.
Mau
uso

– O titular da Transalvador atribui a quebra dos equipamentos a fatores
climáticos. “É como computador que precisa ser renovado, mas só que está nas
ruas, recebendo vento, chuva, sol, e com isso as placas eletrônicas entram em
curto e queimam”.
Além disso, ele
argumentou que o mau uso dos equipamentos pelos pedestres, principalmente,
também provoca danos. “O cidadão aperta 30 vezes (as botoneiras) e quebra. A
gente faz a reposição e os usuários quebram de novo. A população aperta e não
espera. É um problema”.
De acordo com ele, a
manutenção é feita regularmente. “É feita todos os dias com cinco caminhões.
Além disso, três viaturas e duas motocicletas fazem as inspeções diariamente”.
Ontem pela manhã, técnicos da Transalvador repararam um dos semáforos da rua
Carlos Gomes, Centro, cuja lente do equipamento estava para cair.
‘Falta
sincronia a semáforos’
– O parque semafórico de Salvador
é visto como “do século passado” para o especialista em trânsito Elmo
Felzemburg. “As sinaleiras funcionando já são um problema porque elas não são
modernas. Além disso, os equipamentos não estão em sincronia com um sistema geral
de controle de tráfego por área. Já existem softwares que globalizam o sistema
e otimizam a circulação em algumas áreas da cidade. Isso já é feito em São
Paulo e Curitiba”.
Segundo Felzemburg,
quando um equipamento dá defeito, a Transalvador não tem como identificar o
problema com rapidez. “Nessas cidades, a gestão planeja a implantação de
semáforos em uma área e monitora por computador esses equipamentos. Se um dá
defeito, eles sabem na hora e controlam as outras sinaleiras para não bloquear
o trânsito. Como a Transalvador sabe que uma sinaleira está quebrada? Quando um
agente ou usuário avisa? Isso é do tempo medieval”.
Segundo o
superintendente Renato Araújo, a sincronia das sinaleiras é feita a partir da
circulação de veículos. “Os tempos de abrir e fechar são diferentes porque a
gente se baseia nos diferentes fluxos de veículos. Analisamos cada região e
verificamos quantos carros passam, por exemplo”. Sobre investimentos no
sistema, assegurou Araújo, a Transalvador fará melhorias.
Multas
geram R$ 18 mi – O contraste entre o bom funcionamento
dos 64 radares e a deficiência dos semáforos revolta quem recebe em casa aquele
papel da Transalvador com a palavra “multa” grafada. Em média, a superintendência
arrecadou de janeiro a junho R$ 18 milhões com o pagamento de multas, segundo a
assessoria de comunicação do órgão de trânsito. A verba, diz a Transalvador, é
também aplicada na manutenção dos conjuntos semafóricos.
O estudante de
Odontologia Renan Oliveira, 22, indigna-se com a falta de retorno do valor pago
pelas infrações de trânsito. “A gente comete uma, eles cometem outra infração.
A arrecadação com as multas seriam suficientes para que a cidade tivesse
semáforos novos, de qualidade, assim como toda a sinalização”, disse. “A
sensação é que a preocupação prioritária não é com o cuidado com o motoristas
ou pedestres e sim com o faturamento”.
O analista de sistemas
Erivan Barbosa, 32, recebeu duas multas esse ano e se recusou a pagá-las. “Eu não
pago em dia devido à má prestação de serviço do órgão de trânsito. Só no
período da renovação é que quito a dívida. Os agentes, às vezes, deveriam ter o
bom senso antes de aplicar as multas”, avaliou. O especialista em trânsito Elmo
Felzemburg concordou: “Com o que se arrecada apenas com multas, seria possível
modernizar o sistema de semáforos da cidade”.
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