Começou ontem e terminará amanhã (29), em Fortaleza, o 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014). O evento tem como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutirá assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito.
O encontro está dividido em dois momentos: um formativo, na sexta-feira (28), que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, no sábado (29), quando a categoria sistematizará suas propostas. Entre os posicionamentos que devem ser tomados ao longo do encontro, deve ser polêmica a discussão sobre posse de armas para agentes de trânsito, assunto que divide a opinião da categoria.
Entre os palestrantes confirmados estão os deputados federais Gonzaga Patriota (PSB-PE), que participou da criação do Código de Trânsito Brasileiro, e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Trânsito da Câmara Federal.
Participam do evento cerca de 450 agentes de trânsito, vindos de mais de 90 municípios (24 estados e Distrito Federal).
Agente que parou juiz em blitz virá para Encontro – O Encontro servirá também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente do Detran-RJ, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blits, que ele não era Deus. O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder. A agente chegará ao encontro na sexta (28), às 16h, permanecendo para as demais atividades do evento.
Também devem ser lembrados os casos da agente da AMC, Denise Costa – que foi espancada por três torcedores enquanto trabalhava, em julho deste ano – e dos agentes do Detran-CE, João Paulo Cardoso Veras, José Eduardo Ferreira Soares e Mauro César Cabral Barbosa – que receberam carta com conteúdo racista e depreciativo enquanto exerciam suas atribuições.
Sessão Solene e Corrida também compõem a programação – Dentro da programação do encontro também será realizada uma Sessão Solene, promovida pela Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos agentes de trânsito do município, no dia 28, às 19h30. Já no sábado, dia 29, acontecerá a Primeira Corrida da AMC, com largada marcada para 20h, em frente ao Estádio Arena Castelão.
O Enatrânsito é organizado desde 2010 pela própria categoria, que vem acumulando conquistas importantes, como o Dia Nacional do Agente de Trânsito e a promulgação da Emenda Constitucional 82/2014, que reafirma a categoria como Agentes de Segurança Pública.
Em 2014, o Encontro conta com o apoio do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da Prefeitura de Fortaleza, além do patrocínio da Santista Work Solution, da Trana Tecnologia e da TGA Engenharia & Sinalização.
De acordo com estimativa da categoria, existem cerca de 25 mil agentes de trânsito em todo o País. A organização do Enatransito espera que o evento projete para a sociedade a importância da categoria e a necessidade de investimento nestes profissionais. O número de vítimas no trânsito só cresce e, consequentemente, crescem também os custos para a saúde pública. Agentes cada vez mais valorizados, qualificados e com melhor estrutura de trabalho contribuirão para um tráfego de veículos mais seguro, evitando acidentes e salvando vidas.
Acesse o site do Enatransito 2014 e confira todas as informações do encontro: http://www.enatransito.org/
Acesse o site do Enatransito 2014 e confira todas as informações do encontro: http://www.enatransito.org/
Fonte:
http://noticias.r7.com/dino/economia/fortaleza-sediara-encontro-nacional-dos-agentes-de-transito-25112014
Seja o primeiro a comentar