Além do elevador, planos inclinados e Estação da Lapa também serão administrados pelo sistema privado
Um dos maiores símbolos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda será privatizado pela prefeitura, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura. Os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade e a Estação da Lapa também serão privatizados.
Com a privatização, a expectativa é de que a taxa do Elevador Lacerda fique três vezes mais caras – passará de 15 centavos para 50 centavos, segundo informações da TV Bahia. De acordo com a prefeitura, esse reajuste é necessário para melhorar o serviço oferecido.
Além do elevador, os planos inclinados também serão terceirizados. Atualmente, cerca de 30 mil usuários utilizam o Elevador Lacerda por dia e cerca de 10 mil usam os planos.
“Nós precisamos melhorar a qualidade de atendimento para que possamos fazer um preço justo que a população tenha condições de pagar, mas ao mesmo tempo que possa cobrir os custos operacionais para que tenhamos um equipamento adequado”, disse o secretário de transporte José Mattos à TV Bahia.
Em nota, a prefeitura informa que começou os estudos para a concessão da operação do elevador e dos planos inclinados. “A concessão deverá ser feita através de concorrência pública e as regras para os interessados na operação dos sistemas ainda serão elaboradas”, diz a nota. A secretaria “também iniciou as avaliações para concessão da operação e manutenção dos terminais de transbordo da cidade pela iniciativa privada, sendo a maior delas a Estação da Lapa”.
Além da tarifa, as empresas que vencerem a concessão terão direito a explorar a publicidade nos espaços. “Isso já acontece em todas as cidades do mundo. O importante é que as pessoas contem com um serviço confiável e de qualidade”, diz o secretário.
A expectativa é de que a concorrência e a consequente privatização aconteçam ainda no primeiro trimestre de 2012.
Problemas no elevador – O Elevador Lacerda vem sofrendo com problemas que fizeram com que suas cabines parassem de funcionar – no final de agosto, as quatro cabines pararam de trabalhar por motivos diversos. A cabine número 1 teve um curto-circuito em seu gerador e foi desativada – a número 2, que funciona como par da outra, foi desativada preventivamente.
A cabine de número 3 parou de funcionar no dia 10 de agosto depois de uma pane elétrica e a número 4 foi desligada pouco depois por medidas de seguranças.
O Elevador Lacerda e os planos inclinados são administrados pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/elevador-lacerda-sera-privatizado-diz-secretaria-de-transportes/
Seja o primeiro a comentar