A frota de veículos de
Salvador aumentou 43% nos últimos 10 anos, o terceiro maior crescimento entre
as cinco mais populosas cidades do país: São Paulo (39%), Rio de Janeiro (36%),
Brasília (51%) e Fortaleza (51%). Caso o ritmo permaneça o mesmo, com o
crescimento médio de 6% ao ano, devido, em grande parte, aos incentivos do
governo federal para aquisições do carro zero, a capital baiana terá mais de 1
milhão de veículos para uma população de quase 3 milhões de pessoas em 2016, o
quarto ano do mandato do próximo prefeito.
Salvador aumentou 43% nos últimos 10 anos, o terceiro maior crescimento entre
as cinco mais populosas cidades do país: São Paulo (39%), Rio de Janeiro (36%),
Brasília (51%) e Fortaleza (51%). Caso o ritmo permaneça o mesmo, com o
crescimento médio de 6% ao ano, devido, em grande parte, aos incentivos do
governo federal para aquisições do carro zero, a capital baiana terá mais de 1
milhão de veículos para uma população de quase 3 milhões de pessoas em 2016, o
quarto ano do mandato do próximo prefeito.
O aumento de carros em
uma cidade que não possui planejamento urbano constitui-se em um dos principais
desafios para o novo gestor municipal. Quatro especialistas em trânsito foram
ouvidos pela reportagem de A TARDE para apontar possíveis soluções e esclarecer
em quais pontos as últimas administrações erraram. Hoje com uma frota de
772.278 veículos e 2.742 ônibus, bastam apenas uma batida, uma parada em um
local inadequado ou uma intervenção viária para o trânsito travar, em qualquer
horário. A população que usa o transporte público é a mais castigada, por
passar horas dentro de ônibus, alguns sujos e lotados.
uma cidade que não possui planejamento urbano constitui-se em um dos principais
desafios para o novo gestor municipal. Quatro especialistas em trânsito foram
ouvidos pela reportagem de A TARDE para apontar possíveis soluções e esclarecer
em quais pontos as últimas administrações erraram. Hoje com uma frota de
772.278 veículos e 2.742 ônibus, bastam apenas uma batida, uma parada em um
local inadequado ou uma intervenção viária para o trânsito travar, em qualquer
horário. A população que usa o transporte público é a mais castigada, por
passar horas dentro de ônibus, alguns sujos e lotados.
Amadorismo
– A falta de planejamento urbano é apontada por
todos os especialistas como um
dos principais problema do tráfego. O certo é que Salvador não se preparou para
receber o boom dos milhares de veículos que chegam às ruas todos os meses,
apesar de desde a década de 70 já se chamar a atenção para a impossibilidade de
dissociar o trânsito do planejamento do uso do solo. Para se ter uma ideia do
amadorismo, não existe sequer uma pesquisa de destino e origem dos passageiros.
Esse estudo ajudaria a identificar de onde vêm e para onde vão as pessoas
diariamente, podendo auxiliar no planejamento de estratégias de locomoção
eficiente e confortável, afirma o professor de urbanismo Luiz Antônio de Souza.
– A falta de planejamento urbano é apontada por
todos os especialistas como um
dos principais problema do tráfego. O certo é que Salvador não se preparou para
receber o boom dos milhares de veículos que chegam às ruas todos os meses,
apesar de desde a década de 70 já se chamar a atenção para a impossibilidade de
dissociar o trânsito do planejamento do uso do solo. Para se ter uma ideia do
amadorismo, não existe sequer uma pesquisa de destino e origem dos passageiros.
Esse estudo ajudaria a identificar de onde vêm e para onde vão as pessoas
diariamente, podendo auxiliar no planejamento de estratégias de locomoção
eficiente e confortável, afirma o professor de urbanismo Luiz Antônio de Souza.
A descontinuidade
administrativa é uma das explicações para a falta de projetos eficazes. A
Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, por exemplo, teve oito
secretários nos oito anos da gestão de João Henrique. “Não dá para fomentar
política com esse entra e sai. E pessoas sem qualificação. Aí você procura um
bode expiatório, que é o aumento de veículos”, alerta Souza.
administrativa é uma das explicações para a falta de projetos eficazes. A
Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura, por exemplo, teve oito
secretários nos oito anos da gestão de João Henrique. “Não dá para fomentar
política com esse entra e sai. E pessoas sem qualificação. Aí você procura um
bode expiatório, que é o aumento de veículos”, alerta Souza.
O crescimento da frota,
motivado pelas péssimas condições do transporte público, contribui para o inchaço
nas vias, porque o espaço físico não cresce na mesma proporção que os carros.
Salvador, décima-sexta cidade mais populosa das Américas, passa, hoje, pelo que
todos os países do mundo, sobretudo os capitalistas, já passaram, por ter a
indústria automobilística como motor de desenvolvimento econômico. “No curto
prazo, se medidas agressivas não forem tomadas, de limitação e restrição do
veiculo, não teremos solução, porque o espaço oferecido não pode ser alterado
em 4, 5, 6 meses”, alerta o professor de urbanismo Ney Castro.
motivado pelas péssimas condições do transporte público, contribui para o inchaço
nas vias, porque o espaço físico não cresce na mesma proporção que os carros.
Salvador, décima-sexta cidade mais populosa das Américas, passa, hoje, pelo que
todos os países do mundo, sobretudo os capitalistas, já passaram, por ter a
indústria automobilística como motor de desenvolvimento econômico. “No curto
prazo, se medidas agressivas não forem tomadas, de limitação e restrição do
veiculo, não teremos solução, porque o espaço oferecido não pode ser alterado
em 4, 5, 6 meses”, alerta o professor de urbanismo Ney Castro.
A saída, nesse caso, é
investir no transporte de massa para desestimular o uso do veículo particular,
alertam os especialistas. Uma solução, sugere Castro, seria um metrô
subterrâneo, com todo custo que
implique: “A Paralela e o Bonocô são avenidas largas com canteiros
centrais largos, que comportariam uma obra por debaixo da terra”.
investir no transporte de massa para desestimular o uso do veículo particular,
alertam os especialistas. Uma solução, sugere Castro, seria um metrô
subterrâneo, com todo custo que
implique: “A Paralela e o Bonocô são avenidas largas com canteiros
centrais largos, que comportariam uma obra por debaixo da terra”.
Os projetos pontuais,
com criação de viadutos e inclusão de passarela, também não são opções viáveis,
como vêm sendo realizados pela prefeitura, afirma o especialista em trânsito
Elmo Felzemburg, que cita a ineficiência dos viadutos da região do Iguatemi.
“Quantos deles têm ali e não resolveram o problema?” A Setin não informou o
valor gasto nas últimas intervenções com objetivo de desafogar o tráfego.
com criação de viadutos e inclusão de passarela, também não são opções viáveis,
como vêm sendo realizados pela prefeitura, afirma o especialista em trânsito
Elmo Felzemburg, que cita a ineficiência dos viadutos da região do Iguatemi.
“Quantos deles têm ali e não resolveram o problema?” A Setin não informou o
valor gasto nas últimas intervenções com objetivo de desafogar o tráfego.
Além da criação de um
sistema integrado, que ligue o metrô aos outros meios de locomoção, há
alternativas para reduzir o tempo de deslocamento, como incentivar carona solidária, descentralizar
atividades de determinadas regiões, estimular empresas a adotarem transporte
dos funcionários em vans, o que tiraria das ruas, oito automóveis, caso o veículo transportasse
oito funcionários, destaca o professor de urbanismo Juan Pedro Moreno.
sistema integrado, que ligue o metrô aos outros meios de locomoção, há
alternativas para reduzir o tempo de deslocamento, como incentivar carona solidária, descentralizar
atividades de determinadas regiões, estimular empresas a adotarem transporte
dos funcionários em vans, o que tiraria das ruas, oito automóveis, caso o veículo transportasse
oito funcionários, destaca o professor de urbanismo Juan Pedro Moreno.
Propostas
dos candidatos para o trânsito de Salvador
dos candidatos para o trânsito de Salvador
Mário
kertész (PMDB)
kertész (PMDB)
Experiência – Não
acredito que exista quem more aqui e não
sofra com o trânsito. Até os motociclistas estão se queixando, imagine quem
anda de carro ou depende de transporte público. E com a campanha, tenho
circulado ainda mais por diferentes bairros e em diferentes horários, e sempre
tem engarrafamento
acredito que exista quem more aqui e não
sofra com o trânsito. Até os motociclistas estão se queixando, imagine quem
anda de carro ou depende de transporte público. E com a campanha, tenho
circulado ainda mais por diferentes bairros e em diferentes horários, e sempre
tem engarrafamento
Proposta – Requalificar
Transalvador, coibir estacionamento em locais proibidos, retirar excesso de
quebra-molas, implantação de sinalização, radares e obras para viabilizar
tráfego, melhoria de estações de transbordo, metrô até Cajazeiras antes de
implantação da linha 2.
Transalvador, coibir estacionamento em locais proibidos, retirar excesso de
quebra-molas, implantação de sinalização, radares e obras para viabilizar
tráfego, melhoria de estações de transbordo, metrô até Cajazeiras antes de
implantação da linha 2.
Nelson
Pelegrino (PT)
Pelegrino (PT)
Experiência – Sou uma
pessoa que transito na cidade toda, tenho agenda intensa e conheço a cidade. A
minha constatação é que o nível do trânsito é crítico. Ou seja, um
atropelamento, uma manifestação, complicam toda a cidade.
pessoa que transito na cidade toda, tenho agenda intensa e conheço a cidade. A
minha constatação é que o nível do trânsito é crítico. Ou seja, um
atropelamento, uma manifestação, complicam toda a cidade.
Proposta – Investimento
em transporte de massa, conclusão da linha 1 do metrô, linha 2 do metrô, com PPPs;
criação da via 29 de Março e requalificação de outras, trem do subúrbio, com vetores a RMS, Terminal
da França e San Martin; melhoria de planos inclinados; gestão com
sinaleiras inteligentes, ciclovia; pesquisa de origem e destino.
em transporte de massa, conclusão da linha 1 do metrô, linha 2 do metrô, com PPPs;
criação da via 29 de Março e requalificação de outras, trem do subúrbio, com vetores a RMS, Terminal
da França e San Martin; melhoria de planos inclinados; gestão com
sinaleiras inteligentes, ciclovia; pesquisa de origem e destino.
Hamilton
Assis (PSOL)
Assis (PSOL)
Experiência – Cidade só
é boa para quem anda de helicóptero. É ruim para todos, porque todos são
afetados. Andei muito de ônibus quando morei no subúrbio. Hoje, com carro,
continuo me sentindo afetado. Já usei
transporte coletivo e gostaria que houvesse um de massa para andar com
segurança.
é boa para quem anda de helicóptero. É ruim para todos, porque todos são
afetados. Andei muito de ônibus quando morei no subúrbio. Hoje, com carro,
continuo me sentindo afetado. Já usei
transporte coletivo e gostaria que houvesse um de massa para andar com
segurança.
Proposta – Colocar mais
retornos, mais passarelas e criar corredores marginais para ônibus; ligação do
trem do subúrbio com o Comércio e
ligação dos trens com a linha 1 do metrô, que pretende estender até Cajazeiras;
retirar rodoviária da Av ACM; descentralização de serviços; ciclovias.
retornos, mais passarelas e criar corredores marginais para ônibus; ligação do
trem do subúrbio com o Comércio e
ligação dos trens com a linha 1 do metrô, que pretende estender até Cajazeiras;
retirar rodoviária da Av ACM; descentralização de serviços; ciclovias.
Rogério
Da Luz (PRTB)
Da Luz (PRTB)
Experiência –
Experiência de tratar do trânsito passa pela prática e não só pela teoria. Tem
candidatos que nunca andaram de ônibus. Eu já andei muito, porque já precisei e
para conhecer o dia a dia de quem
precisa estar ali. Hoje, tenho carro e isso não impede de enfrentar
congestionamentos.
Experiência de tratar do trânsito passa pela prática e não só pela teoria. Tem
candidatos que nunca andaram de ônibus. Eu já andei muito, porque já precisei e
para conhecer o dia a dia de quem
precisa estar ali. Hoje, tenho carro e isso não impede de enfrentar
congestionamentos.
Proposta – Implantação
do Aerotrem na Paralela, com monotrilho suspenso, da Rótula ao Aeroporto e da
Rótula à Calçada; implantar sistema moderno de trem no subúrbio, integrado-o à
orla; retirada da rodoviária da Av. ACM; criação da estação do Aerotrem;
ciclovias.
do Aerotrem na Paralela, com monotrilho suspenso, da Rótula ao Aeroporto e da
Rótula à Calçada; implantar sistema moderno de trem no subúrbio, integrado-o à
orla; retirada da rodoviária da Av. ACM; criação da estação do Aerotrem;
ciclovias.
Márcio
Marinho (PRB)
Marinho (PRB)
Experiência – A cidade
que moro, transito nela todos os dias, sofro os mesmos problemas que todo
mundo e conheço realmente o problema da
locomoção urbana. Existem pontos mais críticos de Salvador nos quais perdemos muito tempo na locomoção.
que moro, transito nela todos os dias, sofro os mesmos problemas que todo
mundo e conheço realmente o problema da
locomoção urbana. Existem pontos mais críticos de Salvador nos quais perdemos muito tempo na locomoção.
Proposta – Organizar
trânsito de forma planejada, feito pela engenharia de trânsito; ampliação e
criação de novas vias; criação de
passarelas; funcionamento da linha 1 do metrô, estendendo de Pirajá a
Pau da Lima e Cajazeiras; melhoria para trem do subúrbio; revitalização e
criação de ciclovias.
trânsito de forma planejada, feito pela engenharia de trânsito; ampliação e
criação de novas vias; criação de
passarelas; funcionamento da linha 1 do metrô, estendendo de Pirajá a
Pau da Lima e Cajazeiras; melhoria para trem do subúrbio; revitalização e
criação de ciclovias.
ACM
Neto (DEM)
Neto (DEM)
Experiência –
Engarrafamento não tem mais hora para acontecer em Salvador. Na quarta-feira,
levei mais de 1h30 para ir do Aeroporto até a Paulo VI, na Pituba. Em
Cajazeiras, perco mais 45 minutos no trânsito para atravessar de uma ponta a
outra.
Engarrafamento não tem mais hora para acontecer em Salvador. Na quarta-feira,
levei mais de 1h30 para ir do Aeroporto até a Paulo VI, na Pituba. Em
Cajazeiras, perco mais 45 minutos no trânsito para atravessar de uma ponta a
outra.
Proposta – Trabalhar
com inteligência e engenharia de tráfego; câmeras de controle; intervenções físicas
em pontos críticos; substituição de semáforo por passarela e viadutos;
reorganizar linhas de ônibus, ligadas ao metrô; linha 1 até Cajazeiras;
integração da linha 2 pela Bonocô; renovação da frota de ônibus.
com inteligência e engenharia de tráfego; câmeras de controle; intervenções físicas
em pontos críticos; substituição de semáforo por passarela e viadutos;
reorganizar linhas de ônibus, ligadas ao metrô; linha 1 até Cajazeiras;
integração da linha 2 pela Bonocô; renovação da frota de ônibus.
Fonte:
http://atarde.uol.com.br/materias/1444902
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