Por enquanto, apenas Mauro Ricardo Costa está confirmado na Fazenda, mas outros nomes estão consolidados no secretariado, como José Carlos Aleluia, que deve ir para a pasta de Urbanismo e Transportes, e Paulo Souto, ocupando a Casa Civil – ainda que não haja a confirmação oficial sobre qual secretaria.
Segundo o próprio prefeito eleito, todos os nomes serão apresentados na próxima sexta-feira, dia 14, às 11h30, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
Ontem, Neto reuniu-se com empresários do Grupo de Líderes Empresariais (Lide Bahia), quando proferiu a palestra “Desafios da nova Salvador”. No encontro, o democrata adiantou que a pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura será gerida por um nome da iniciativa privada.
Segundo informou, o novo secretário estava, inclusive, no evento de empresários (o que causou o maior buxixo entre os presentes). Para ele, a indicação de um nome do empresariado significava o peso e a importância que a pasta terá em sua administração, sobretudo, pelo papel que a pasta terá no desenvolvimento da cidade.
A ideia é que seja voltada para o empreendedorismo, com a criação de um núcleo para atração de investimentos. “Tudo isso, oferecendo segurança jurídica e regras claras para quem quiser investir em Salvador”, pontuou. A ideia é implantar na capital baiana o mesmo modelo que foi implantado em São Paulo, com a construção do Itaquerão, com a utilização de credito de ISS.
Hoje, ACM Neto tem um encontro com artistas e profissionais do ramo de entretenimento para falar sobre programas para o setor a partir de janeiro de 2013. A expectativa é que ele lance novidades para a Copa do Mundo e Copa das Confederações.
O novo prefeito afirmou também que chamará baianos de expressividade em todas as áreas para formar um conselho de expoentes (notáveis), para colaborar com a elaboração de ideias para Salvador.
De acordo com informações de bastidores, ACM Neto despede-se do mandato de deputado amanhã ou na quinta-feira, com um discurso de renúncia. Ele, porém, deve permanecer na função oficialmente até as vésperas da posse. Depois, o democrata se dedica integralmente à composição da administração, cujos nomes do secretariado são do conhecimento apenas do próprio futuro prefeito, pois aliados e assessores esquivam-se de comentar sobre o assunto, atendendo a solicitação de Neto.
Algumas indicações, entretanto, ganham peso e surgem como mais prováveis integrantes do primeiro escalão do Palácio Thomé de Souza, como José Antonio Rodrigues, na Saúde, João Carlos Bacelar, na Educação, e Ivanilson Gomes, na Cidade Sustentável. Destes, Bacelar e Gomes fariam parte de cotas do PTN e do PV, aliados desde o primeiro turno das eleições.
Resta ainda indicar prováveis secretários do PSDB (o tucano Mauro Costa seria da cota pessoal do prefeito), do PMDB (que desembarcou na candidatura no segundo turno) e do PPS (cujo vereador Joceval Rodrigues pode preencher a pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, sobretudo, por contar com o apoio da Igreja Católica).
Apesar de citado pela imprensa como uma secretaria para o PPS, a Promoção Social e Combate à Pobreza pode ser ocupada também pelo deputado federal Maurício Trindade (PR).
Seja o primeiro a comentar