Somados os 18 meses dos dois períodos analisados, a capital baiana teve um total de 332 mortes. O órgão não informou os dados referentes aos outros meses. Ao se analisar acidentes envolvendo motos e carros, o número maior de óbitos foi verificado em casos com carros.
Nos dois últimos anos, foram computados 204 óbitos em acidentes envolvendo carros e 8.115 feridos, contra 115 mortes em situações com motocicletas e 7.268 feridos.
Já de acordo com o Mapa da Violência 2012, estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), de 2000 a 2010, o número de mortes no trânsito de Salvador teve um crescimento de 58,5%. No primeiro ano analisado, foram 123 mortes.
Em 2010, 195. Em todo o estado, o número de mortes em acidentes de trânsito saltou de 1.205 para 2.263, na comparação 2000-2010, o que representa um crescimento de 87,8%. “O progressivo agravamento da violência no tráfego das vias públicas levou as Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020”, divulgou ainda o mapa.
No final do ano passado, o Ministério da Saúde divulgou que o trânsito é responsável por 6.578 internações na Bahia. O custo dessas internações para o SUS no estado foi de R$ 7,8 milhões, em 2011.
Esse valor leva em conta apenas as internações na rede hospitalar pública, sem considerar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Samu, nas Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros.
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