A
promessa de um metrô na capital baiana começou em 1999, o ano do projeto. As
obras começaram no ano seguinte, sob responsabilidade do Consórcio Metrosal
(Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens), mas até hoje os soteropolitanos
aguardam a chegada do grande dia da inauguração, com uma sensação de que, na
prática, o primeiro trecho tem um percurso muito curto, o que levou ao apelido
de “metrô calça curta”.
promessa de um metrô na capital baiana começou em 1999, o ano do projeto. As
obras começaram no ano seguinte, sob responsabilidade do Consórcio Metrosal
(Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens), mas até hoje os soteropolitanos
aguardam a chegada do grande dia da inauguração, com uma sensação de que, na
prática, o primeiro trecho tem um percurso muito curto, o que levou ao apelido
de “metrô calça curta”.
Esta longa história já foi
alvo do quadro ‘Proteste Já’, do programa CQC, e motivo de piada na série ‘A
Grande Família’. Durante todos esses anos, a construção do metrô em Salvador já
foi suspensa várias vezes, inclusive por denúncias feitas pelo Tribunal de
Contas da União e Ministério Público Federal. Os trens foram adquiridos em 2008
e, até agora, só foram vistos funcionando em testes feitos pela Prefeitura,
inclusive em um vídeo.
alvo do quadro ‘Proteste Já’, do programa CQC, e motivo de piada na série ‘A
Grande Família’. Durante todos esses anos, a construção do metrô em Salvador já
foi suspensa várias vezes, inclusive por denúncias feitas pelo Tribunal de
Contas da União e Ministério Público Federal. Os trens foram adquiridos em 2008
e, até agora, só foram vistos funcionando em testes feitos pela Prefeitura,
inclusive em um vídeo.
A Linha 1 do metrô é
composta por dois trechos. O primeiro, que vai da Estação da Lapa até a Estação
Acesso Norte/Rótula do Abacaxi, já está com os trilhos prontos e as estações
equipadas para começar a funcionar. A Companhia de Transportes de Salvador
(CTS), órgão vinculado Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura
(Setin), é responsável por este trecho.
composta por dois trechos. O primeiro, que vai da Estação da Lapa até a Estação
Acesso Norte/Rótula do Abacaxi, já está com os trilhos prontos e as estações
equipadas para começar a funcionar. A Companhia de Transportes de Salvador
(CTS), órgão vinculado Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura
(Setin), é responsável por este trecho.
Segundo o Correio, o
prefeito João Henrique prometeu que metrô estaria funcionando até o dia 1º de
setembro, o que não foi cumprido. Um novo prazo para a inauguração deste trecho
já concluído está comprometido, pois as seis empresas que analisaram um edital
de licitação aberto em julho pela Prefeitura, que procurava alguma companhia
para colocar os trens para funcionar recusaram o contrato. A recusa foi
encarada pelo prefeito como um boicote para o metrô não sair e disse
“estão com medo de João Henrique em 2014”.
prefeito João Henrique prometeu que metrô estaria funcionando até o dia 1º de
setembro, o que não foi cumprido. Um novo prazo para a inauguração deste trecho
já concluído está comprometido, pois as seis empresas que analisaram um edital
de licitação aberto em julho pela Prefeitura, que procurava alguma companhia
para colocar os trens para funcionar recusaram o contrato. A recusa foi
encarada pelo prefeito como um boicote para o metrô não sair e disse
“estão com medo de João Henrique em 2014”.
Já o segundo trecho da
Linha 1, correspondente ao percurso entre a Estação Acesso Norte à Estação
Pirajá e considerada uma ampliação desta linha, foi integrado ao projeto de
implantação da Linha 2, que vai da Bonocô, em Salvador, a Lauro de Freitas,
atravessando a Paralela. As obras serão feitas através de Parceria
Público-Privada (PPP).
Linha 1, correspondente ao percurso entre a Estação Acesso Norte à Estação
Pirajá e considerada uma ampliação desta linha, foi integrado ao projeto de
implantação da Linha 2, que vai da Bonocô, em Salvador, a Lauro de Freitas,
atravessando a Paralela. As obras serão feitas através de Parceria
Público-Privada (PPP).
Idealizada para dar suporte
à mobilidade urbana nos futuros eventos esportivos em Salvador, especialmente a
Copa do Mundo 2014, a linha 2 do metrô terá 24,2 quilômetros e 13 estações,
incluindo o Aeroporto. Entretanto, as obras só devem começar no início do ano
que vem e este trecho não deverá funcionar completamente até o Mundial.
à mobilidade urbana nos futuros eventos esportivos em Salvador, especialmente a
Copa do Mundo 2014, a linha 2 do metrô terá 24,2 quilômetros e 13 estações,
incluindo o Aeroporto. Entretanto, as obras só devem começar no início do ano
que vem e este trecho não deverá funcionar completamente até o Mundial.
As duas linhas do metrô
(Lapa-Pirajá e Bonocô-Lauro de Freitas) compõem o Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas que, através de um decreto publicado no Diário
Oficial da União da última sexta-feira (14), tornou-se oficialmente parte das
obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as quais serão executadas
por meio de transferência obrigatória. Para as obras de ampliação da linha 1 e
de implantação da linha 2, está previsto o investimento de R$ 3,5 bilhões, por
meio de uma Parceira Público-Privada. Deste total, R$ 1 bilhão será proveniente
do Orçamento Geral da União (OGU).
(Lapa-Pirajá e Bonocô-Lauro de Freitas) compõem o Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas que, através de um decreto publicado no Diário
Oficial da União da última sexta-feira (14), tornou-se oficialmente parte das
obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as quais serão executadas
por meio de transferência obrigatória. Para as obras de ampliação da linha 1 e
de implantação da linha 2, está previsto o investimento de R$ 3,5 bilhões, por
meio de uma Parceira Público-Privada. Deste total, R$ 1 bilhão será proveniente
do Orçamento Geral da União (OGU).
Até a próxima quinta-feira
(20), o anteprojeto do sistema metroviário estará disponível para consulta
pública através do site www.sedur.ba.gov.br/metro. Após este período, as
contribuições serão analisadas, visando o lançamento do Edital de Licitação,
que está previsto para o final de outubro deste ano.
(20), o anteprojeto do sistema metroviário estará disponível para consulta
pública através do site www.sedur.ba.gov.br/metro. Após este período, as
contribuições serão analisadas, visando o lançamento do Edital de Licitação,
que está previsto para o final de outubro deste ano.
O contrato terá duração
total de 30 anos, divididos em três para as obras e 27 para a operação do
sistema. O início das obras deverá ser imediato e a construção será dividida em
duas etapas. A primeira, que corresponde a Linha 1 até Pirajá e três estações
da Linha 2, até a região do Iguatemi, tem entrega prevista para 18 meses. Já a
segunda, que conclui o trajeto até Lauro de Freitas, deverá ser executada em
mais 18 meses e também inclui a duplicação das avenidas Orlando Gomes e Pinto
de Aguiar e a construção de quatro viadutos.
total de 30 anos, divididos em três para as obras e 27 para a operação do
sistema. O início das obras deverá ser imediato e a construção será dividida em
duas etapas. A primeira, que corresponde a Linha 1 até Pirajá e três estações
da Linha 2, até a região do Iguatemi, tem entrega prevista para 18 meses. Já a
segunda, que conclui o trajeto até Lauro de Freitas, deverá ser executada em
mais 18 meses e também inclui a duplicação das avenidas Orlando Gomes e Pinto
de Aguiar e a construção de quatro viadutos.
Quando finalizado, o
Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá 36,4 quilômetros de
extensão, 20 estações, 30 composições de quatro vagões e também contará com
terminais de integração Ônibus-Metrô. Com
velocidade comercial de 36 km/h, a expectativa é de que o trajeto de ida
e volta, incluindo paradas e manobras, seja de 40 minutos na Linha 1 e de uma
hora, 33 minutos e 20 segundos na Linha 2.
Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá 36,4 quilômetros de
extensão, 20 estações, 30 composições de quatro vagões e também contará com
terminais de integração Ônibus-Metrô. Com
velocidade comercial de 36 km/h, a expectativa é de que o trajeto de ida
e volta, incluindo paradas e manobras, seja de 40 minutos na Linha 1 e de uma
hora, 33 minutos e 20 segundos na Linha 2.
Quem desejar ir da Estação
da Lapa até as proximidades da Insinuante, em Lauro de Freitas, deverá fazer o
percurso em apenas 46 minutos, incluindo o tempo de manobra para retornar,
segundo estima a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Hoje,
quem costuma fazer este percurso de ônibus e no horário de pico, geralmente
gasta em torno de duas horas.
da Lapa até as proximidades da Insinuante, em Lauro de Freitas, deverá fazer o
percurso em apenas 46 minutos, incluindo o tempo de manobra para retornar,
segundo estima a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Hoje,
quem costuma fazer este percurso de ônibus e no horário de pico, geralmente
gasta em torno de duas horas.
Seja o primeiro a comentar