“É uma primeira etapa de curtíssimo prazo que vai acontecer no começo do ano que vem. Eu já tomei conhecimento de todo o estudo que foi feito pela Transalvador com a consultoria externa. Esse conjunto de mudanças certamente já vai ter um efeito para aliviar o trânsito naquela região”, disse o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ontem, em entrevista à Rádio CBN.
A Transalvador informou, através da assessoria de comunicação, não ter ainda definidas as vias que sofrerão mudanças nesta primeira etapa, nem detalhou como as interferências vão ocorrer.
A solução considerada definitiva pela prefeitura, no entanto, só virá após a conclusão da segunda etapa, em meados de 2016. O corredor exclusivo para BRT Lapa-Iguatemi, principal obra viária coordenada pela prefeitura, com custo de R$ 800 milhões, tem como principal objetivo reduzir o tempo de viagem. Com o sistema funcionando, a previsão é que o trajeto entre a Estação da Lapa e a Paralela, feito em cerca de uma hora e meia em horário de pico, passe a ser feito em 16 minutos, no trajeto de 8,6 quilômetros.
A segunda etapa, do corredor de BRT, inclui a criação de viadutos e elevados, eliminação de cruzamentos no Iguatemi e no Hiperposto, além de possibilidade de que os motoristas que saem do Itaigara acessem diretamente o Lucaia e a Vasco da Gama, por exemplo, sem precisar passa por retornos. Para a Paralela, haverá uma via expressa, sem retornos ou sinaleiras.
Licitação
A principal aspiração da prefeitura é reduzir o tempo de deslocamento com a revisão completa das linhas, além de renovar a frota, inclusive com a presença de ônibus climatizados e, ainda, garantir que o preço da tarifa não aumente. “É desejo meu manter esta tarifa que nós temos hoje pelo menos ao longo de todo o ano de 2014”, declarou.
Após a licitação, o Bilhete Único valerá também para integração com o Elevador Lacerda e os planos inclinados. De acordo com o prefeito, há possibilidade de negociação para que o mesmo bilhete valha ainda para os trens do Subúrbio e para o metrô.
Estações
Três emendas foram aceitas no projeto. A primeira, do vereador J. Carlos Filho (PT), obriga a licitação a abranger um percentual mínimo dos ambulantes que já trabalham no local. Quem não puder ficar, terá que ser redirecionado pela própria prefeitura para outro espaço. A segunda, de Edvaldo Britto (PTB), garante que a prefeitura possa acionar a Justiça em caso de desentendimentos com a concessionária. A última, de Fabíola Mansur (PSB), garante a acessibilidade.
As outras três maiores estações de transbordo da capital – Iguatemi, Pirajá e Mussurunga – passarão ao governo do estado para que sejam administradas junto com o metrô de Salvador. A Câmara Municipal já autorizou a transferência.
Através da assessoria de comunicação, a Secretaria da Casa Civil do Estado informou que assim que a transferência for feita, as estações passarão ao comando da CCR, concessionária do metrô.
Louos e PDDU: Neto diz que não esperará decisão do TJ
O prefeito ACM Neto (DEM) disse que não aguardará de braços cruzados a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sobre o pedido de modulação de alguns artigos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo do Município (Louos), feito pela prefeitura e pelo Ministério Público em abril deste ano.
“Em janeiro, eu vou lançar o Plano Salvador 500. Nós vamos iniciar um amplo processo de debate para analisar os processos urbanísticos, econômicos e sociais e projetar a cidade que nós queremos para quando ela complete 500 anos, em 2049”, disse Neto.
Sobre a Copa do Mundo, o prefeito praticamente descartou a possibilidade de decretar feriado em dias de jogos, levantando apenas a possibilidade de um regime diferenciado de trabalho para o servidor público, com uma espécie de “turnão”.
Fonte:
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/iguatemi-pistas-serao-alargadas-e-ruas-terao-sentidos-invertidos-em-janeiro/?cHash=0e88e4608a947eb546ae8ac399e41cc5
Seja o primeiro a comentar