Se o metrô da Bonocô passou intrépido por vários
prefeitos e governadores, o da Paralela segue o mesmo caminho. Ontem, o
governador Jaques Wagner admitiu que terminará o seu mandato sem colocar o
veículo nos trilhos. Longe disso, aliás.
“Até o final de 2014, a gente já vai ter finalizado a linha 1 (cujo primeiro
trecho a prefeitura promete colocar para funcionar ainda este ano) e um trecho
razoável da linha 2”, afirmou Wagner, ontem, durante lançamento do edital de
abertura de consulta pública para o metrô.
prefeitos e governadores, o da Paralela segue o mesmo caminho. Ontem, o
governador Jaques Wagner admitiu que terminará o seu mandato sem colocar o
veículo nos trilhos. Longe disso, aliás.
“Até o final de 2014, a gente já vai ter finalizado a linha 1 (cujo primeiro
trecho a prefeitura promete colocar para funcionar ainda este ano) e um trecho
razoável da linha 2”, afirmou Wagner, ontem, durante lançamento do edital de
abertura de consulta pública para o metrô.
Pelo novo cronograma para o sistema de metrô,
anunciado ontem pelo governo, o restante do ‘trecho razoável’ só ficará pronto
em 2016. Nos próximos 60 dias, uma consulta pública ficará aberta no site da
Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para então
começarem as audiências públicas e ser iniciado o processo de licitação.
anunciado ontem pelo governo, o restante do ‘trecho razoável’ só ficará pronto
em 2016. Nos próximos 60 dias, uma consulta pública ficará aberta no site da
Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para então
começarem as audiências públicas e ser iniciado o processo de licitação.
Se nada atrasar, está previsto para novembro um
pregão na Bolsa de São Paulo para definir o vencedor. Pronto. Aí é que se pode
pensar em começar a construir algo. Pelas novas previsões, as obras devem
iniciar no início de 2013 para, em 18 meses, finalmente concluir a linha 1, até
Pirajá.
pregão na Bolsa de São Paulo para definir o vencedor. Pronto. Aí é que se pode
pensar em começar a construir algo. Pelas novas previsões, as obras devem
iniciar no início de 2013 para, em 18 meses, finalmente concluir a linha 1, até
Pirajá.
Isso porque, a empresa ou consórcio que vencer a
licitação para o metrô da Paralela terá de assumir também a obra da Bonocô. Ou seja, se as obras
iniciarem em 2 de janeiro de 2013 (dia 1º é feriado), e o cronograma for
seguido religiosamente, em junho de 2014 a linha 1 estará pronta. É o que teria
para a Copa.
licitação para o metrô da Paralela terá de assumir também a obra da Bonocô. Ou seja, se as obras
iniciarem em 2 de janeiro de 2013 (dia 1º é feriado), e o cronograma for
seguido religiosamente, em junho de 2014 a linha 1 estará pronta. É o que teria
para a Copa.
Para a linha 2, a da Paralela, serão necessários
mais 18 meses. Fazendo as contas a partir do mesmo 2 de janeiro, chegamos ao
prazo mínimo para o soteropolitano finalmente ver o sistema inteiro nos
trilhos: 1º de janeiro de 2016.
mais 18 meses. Fazendo as contas a partir do mesmo 2 de janeiro, chegamos ao
prazo mínimo para o soteropolitano finalmente ver o sistema inteiro nos
trilhos: 1º de janeiro de 2016.
Estações –
Além do cronograma, a Sedur apresentou um projeto do que será o sistema. Ao
todo, ele terá 36,4 km e 20 estações, sete da linha antiga (Lapa, Campo da
Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Juá e Pirajá) e 13 da linha nova
(Bonocô, Detran, Rodoviária, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro
da Paz, Mussurunga, aeroporto e Insinuante de Lauro de Freitas). O projeto
também inclui a construção de três viadutos (no Imbuí, na Av. Orlando Gomes e
em Lauro de Freitas) e a implantação de terminais de integração de metrô e
ônibus.
Além do cronograma, a Sedur apresentou um projeto do que será o sistema. Ao
todo, ele terá 36,4 km e 20 estações, sete da linha antiga (Lapa, Campo da
Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Juá e Pirajá) e 13 da linha nova
(Bonocô, Detran, Rodoviária, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro
da Paz, Mussurunga, aeroporto e Insinuante de Lauro de Freitas). O projeto
também inclui a construção de três viadutos (no Imbuí, na Av. Orlando Gomes e
em Lauro de Freitas) e a implantação de terminais de integração de metrô e
ônibus.
Se a tarifa será integrada, porém, ainda não foi
definido. Na verdade, nem a tarifa está definida. Mas, segundo o chefe de
gabinete da Sedur, Eduardo Copello, “os valores estudados até o momento estão
bem compatíveis com as atuais tarifas do transporte público”. Apesar disso, o
preço da passagem para o consumidor não será uma regra eliminatória na
licitação que será aberta.
definido. Na verdade, nem a tarifa está definida. Mas, segundo o chefe de
gabinete da Sedur, Eduardo Copello, “os valores estudados até o momento estão
bem compatíveis com as atuais tarifas do transporte público”. Apesar disso, o
preço da passagem para o consumidor não será uma regra eliminatória na
licitação que será aberta.
As obras serão executadas através de uma parceria
público-privada (PPP) e custarão em torno de R$ 3,5 bilhões. Deste valor, R$
1,85 bilhão sairá dos cofres públicos e o restante será negociado entre a
empresa vencedora da licitação e o governo do estado.
público-privada (PPP) e custarão em torno de R$ 3,5 bilhões. Deste valor, R$
1,85 bilhão sairá dos cofres públicos e o restante será negociado entre a
empresa vencedora da licitação e o governo do estado.
Na conta não estão incluídos os R$ 30 milhões que
faltam para iniciar os testes do tramo 1 da linha 1 (Lapa – Acesso Norte). Este
valor está sendo negociado com o Ministério das Cidades.
faltam para iniciar os testes do tramo 1 da linha 1 (Lapa – Acesso Norte). Este
valor está sendo negociado com o Ministério das Cidades.
Concessão
– A concessão de 30 anos inclui a conclusão do tramo 2 da linha 1 (Acesso Norte
– Estação Pirajá), a construção da linha 2 (Acesso Norte – Lauro de Freitas) e
a operação do sistema de metrô completo.
– A concessão de 30 anos inclui a conclusão do tramo 2 da linha 1 (Acesso Norte
– Estação Pirajá), a construção da linha 2 (Acesso Norte – Lauro de Freitas) e
a operação do sistema de metrô completo.
E concorrer no processo de licitação não será para
qualquer empresa. Só para as que tiverem um patrimônio líquido de, no mínimo R$
300 milhões. Valem companhias nacionais e estrangeiras. Além disso, as empresas
candidatas devem ter experiência comprovada de no mínimo 1 ano em operações
metroviárias ou ferroviárias de transportes de passageiros. “Empresas que
operam com transporte de carga não servem”, explica Copello.
qualquer empresa. Só para as que tiverem um patrimônio líquido de, no mínimo R$
300 milhões. Valem companhias nacionais e estrangeiras. Além disso, as empresas
candidatas devem ter experiência comprovada de no mínimo 1 ano em operações
metroviárias ou ferroviárias de transportes de passageiros. “Empresas que
operam com transporte de carga não servem”, explica Copello.
Crianças
brincam em linha – Aos 5 anos, Mickaelly corria com outras crianças para
cima e para baixo, na localidade de Calebetão de Baixo. Brincava de boneca, de
pega-pega, amarelinha. Aos 8 anos, sofreu as primeiras quedas e raladuras – ela
aprendia a andar de bicicleta com o ajuda do avô. Tudo isso numa estrutura de
concreto construída para o metrô. Ela cresceu na linha do metrô. “Como ficou no
abandono, a gente levava as crianças para brincar no local, onde antes se tinha
uma área de lazer”, conta a mãe de Mickaelly, a dona de casa Eva Santos Gomes,
50.
brincam em linha – Aos 5 anos, Mickaelly corria com outras crianças para
cima e para baixo, na localidade de Calebetão de Baixo. Brincava de boneca, de
pega-pega, amarelinha. Aos 8 anos, sofreu as primeiras quedas e raladuras – ela
aprendia a andar de bicicleta com o ajuda do avô. Tudo isso numa estrutura de
concreto construída para o metrô. Ela cresceu na linha do metrô. “Como ficou no
abandono, a gente levava as crianças para brincar no local, onde antes se tinha
uma área de lazer”, conta a mãe de Mickaelly, a dona de casa Eva Santos Gomes,
50.
Se quem passa no trecho Acesso Norte – Pirajá,
tem a ideia de um extenso elefante branco, Michele dos Santos da Silva, 13, tem
o local como o seu parque de diversões. “O pessoal se reúne aqui para jogar
baleô, cinco cortes, sete pedras e elástico”, diz a menina, sem se importar com
os riscos de queda, cortes e com o mato que começa a brotar na estrutura de
concreto. Na imaginação no pequeno Caíque Costa, 8, o elevado é seu campo de futebol. “É aqui que
eu e meus colegas jogamos bola todos os dias”, diz. Para Letícia Gomes, 6, ali
é o melhor lugar para apostar corrida com as amigas. Ela corre na estrutura a
perder de vista. “Aqui é legal, é gostoso para se brincar. Minha mãe é que não
gosta. Ela acha que posso cair”, diz a menina, de sorriso largo. Mas não é só o
risco de acidente que preocupa os pais do Calabetão de Baixo. “Tem um monte de
bandido usando drogas entre as vigas. Estamos com medo. Moro aqui há 20 anos e
há 12 é um perigo chegar à noite em casa”, diz Eva.
tem a ideia de um extenso elefante branco, Michele dos Santos da Silva, 13, tem
o local como o seu parque de diversões. “O pessoal se reúne aqui para jogar
baleô, cinco cortes, sete pedras e elástico”, diz a menina, sem se importar com
os riscos de queda, cortes e com o mato que começa a brotar na estrutura de
concreto. Na imaginação no pequeno Caíque Costa, 8, o elevado é seu campo de futebol. “É aqui que
eu e meus colegas jogamos bola todos os dias”, diz. Para Letícia Gomes, 6, ali
é o melhor lugar para apostar corrida com as amigas. Ela corre na estrutura a
perder de vista. “Aqui é legal, é gostoso para se brincar. Minha mãe é que não
gosta. Ela acha que posso cair”, diz a menina, de sorriso largo. Mas não é só o
risco de acidente que preocupa os pais do Calabetão de Baixo. “Tem um monte de
bandido usando drogas entre as vigas. Estamos com medo. Moro aqui há 20 anos e
há 12 é um perigo chegar à noite em casa”, diz Eva.
Há 13 anos foi iniciada a construção do metrô de
Salvador. O plano inicial era de 12 quilômetros para ligar o Centro à Estação
de Transbordo de Pirajá. Hoje, apenas 6 km (da Lapa à Rótula do Abacaxi) estão
construídos e a prefeitura promete colocar os trens para rodar ainda este ano.
Porém, as estações ainda apresentam
problemas. O CORREIO teve acesso à estação da Rótula do Abacaxi e flagrou até
uma rachadura em um trem estacionado nos trilhos. De acordo com operários, a
avaria pode ter sido causada em uma manobra durante o período de testes. “Apesar de toda grandiosidade, faltam muitas
coisas ainda nas estações”, diz um operário na Estação de Brotas. Segundo ele,
todas as estações (Brotas, Lapa, Campo da Pólvora e Rótula do Abacaxi) têm
pendências. “Falta fiação elétrica para a instalação dos exaustores,
refrigeradores e elevadores”, relata.
Salvador. O plano inicial era de 12 quilômetros para ligar o Centro à Estação
de Transbordo de Pirajá. Hoje, apenas 6 km (da Lapa à Rótula do Abacaxi) estão
construídos e a prefeitura promete colocar os trens para rodar ainda este ano.
Porém, as estações ainda apresentam
problemas. O CORREIO teve acesso à estação da Rótula do Abacaxi e flagrou até
uma rachadura em um trem estacionado nos trilhos. De acordo com operários, a
avaria pode ter sido causada em uma manobra durante o período de testes. “Apesar de toda grandiosidade, faltam muitas
coisas ainda nas estações”, diz um operário na Estação de Brotas. Segundo ele,
todas as estações (Brotas, Lapa, Campo da Pólvora e Rótula do Abacaxi) têm
pendências. “Falta fiação elétrica para a instalação dos exaustores,
refrigeradores e elevadores”, relata.
A ausência de sinalização é outro problema. “Não
há nenhuma em todas as estações , nem no percurso indicando a velocidade do
metrô. Aqui falta material simples, como usado para retocar pinturas”, diz
outro operário. Na Estação Rótula do Abacaxi, há luminárias com fiação exposta.
Na área destinada à espera de passageiros, o único ser vivo são as trepadeiras
que se enroscam nos corrimãos. Procurada pelo CORREIO, a Secretaria Municipal
de Transporte e Infraestrutura (Setin), informou, por assessoria, que só a partir
de segunda-feira irá se pronunciar, mas adiantou que, um técnico irá analisar a avaria no vagão.
há nenhuma em todas as estações , nem no percurso indicando a velocidade do
metrô. Aqui falta material simples, como usado para retocar pinturas”, diz
outro operário. Na Estação Rótula do Abacaxi, há luminárias com fiação exposta.
Na área destinada à espera de passageiros, o único ser vivo são as trepadeiras
que se enroscam nos corrimãos. Procurada pelo CORREIO, a Secretaria Municipal
de Transporte e Infraestrutura (Setin), informou, por assessoria, que só a partir
de segunda-feira irá se pronunciar, mas adiantou que, um técnico irá analisar a avaria no vagão.
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/governo-lanca-edital-e-promete-trecho-de-piraja-a-lapa-ate-2014/
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