A atuação estratégica da Diretoria da sua ASTRAM teve mais um capítulo importante na defesa dos direitos e novas conquistas para os servidores em transportes e trânsito da capital baiana. Durante reunião com o superintendente da Transalvador, Décio Martins, nesta quarta-feira (19), nossos diretores novamente apontaram a necessidade de soluções urgentes para demandas represadas no órgão. Os itens apresentados já foram temas de encontros anteriores com a gestão do órgão – ainda no período do então superintendente Marcus Passos -, bem como junto à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nas titularidades do ex-secretário Thiago Dantas e do atual gestor, Rodrigo Alves.
“Discorremos sobre cada tema e trouxemos caminhos para encaminhamento da soluções dessas demandas. A cada item, mostramos o último status após a reunião anterior e a necessidade de avançar na resolução, visto que muitas dessas situações estão causando prejuízos financeiros para nossa categoria. Além disso, questões estruturais foram dialogadas para que os serviços prestados para os soteropolitanos sejam ainda mais eficazes e nós reforçamos isso para a gestão municipal. Estamos buscando melhores condições para trabalhar pela cidade”, pontou o presidente da ASTRAM, Luiz Bahia.
Confira os itens discutidos na reunião:
PRODUTIVIDADE – O Superintendente afirmou que enviaria os relatórios à Semge ainda na quarta-feira (19), apontamos o atraso do processo causado única e exclusivamente por liberalidade da autarquia, o gestor reconheceu a demora e se comprometeu em atuar com o objetivo de agilizar o processo.
NOVA SEDE DA TRANSALVADOR – O superintendente afirmou que terá reunião conclusiva com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para aperfeiçoar o projeto atual e em breve, um processo licitatório para demolição, reconstrução da unidade da sede que foi condenada pela defesa civil, além da reforma dos demais anexos da sede, bem como, a readequação do Estacionamento São Raimundo. Por insistência da nossa Diretoria, foi solicitado que uma vistoria fosse feita para identificação de situações estruturais mais precárias e que possam ser alvo de correções imediatas com o propósito de prover condição mínima para continuidade dos serviços prestados pelos nossos servidores.
PLANO DE CARREIRA – Fruto da negociação da última Campanha Salarial, a implantação do Plano de Carreira foi acordada com o ex-secretário Thiago Dantas. A intenção da nossa Diretoria é pela manutenção do acordo diante da perspectiva da Campanha Salarial 2023, o apoio do atual superintendente será muito importante para avançarmos nessa pauta.
SERVIDOR PRESTADOR – Apontamos o problema na distribuição dos uniformes dos colegas que ainda não foram contemplados com o naterial, enquanto que, trabalhadores terceirizados, coordenadores e outras pessoas alheias já possuem os itens que seriam direcionados aos servidores prestadores. O entendimento da Superintendência é de que a situação é “inadmissível”. Foi afirmado ainda pelo superintendente que determinou aditivo de contrato para resolver as pendências. Além disso, houve o esclarecimento por parte da ASTRAM de que a situação do fardamento fora pensada para solucionar a demanda desse segmento.
FROTA DE VEÍCULOS – Houve compromisso da Superintendência pela manutenção do Termo de Referência proposto. Cabe lembrar que esse processo tramita desde julho/2022 na Semge. Houve a informação por parte do superintendente Décio Martins de que esse processo está sofrendo ajustes necessários para que a licitação seja lançada logo em seguida, na oportunidade, reafirmamos a situação crítica em que se encontram os atuais veículos operacionais.
BASE GTRAN/GESIN – A Diretoria da ASTRAM solicitou uma inspeção predial na estrutura da Gtran/Gesin e apontou o acordo feito com a gestão anterior da Transalvador que ainda não foi totalmente cumprido. A verificação in loco será feita pelos nossos diretores e será acompanhada por um representante da Autarquia. A intenção é apontar as pendências e requerer a sua imediata correção.
CLIMATIZAÇÃO DO VESTIÁRIO – O superintendente afirmou que aguarda a finalização de processo licitatório para solicitar os equipamentos a serem instalados nessa estrutura do vestiário. A Diretoria da ASTRAM segue cobrando a instalação de alojamento na base Gtran/Gesin. Ressalte-se que esse compromisso foi assumido pela Transalvador e ainda não foi efetivamente cumprido.
APOSENTADORIA E NOVAS CONVOCAÇÕES – Fizemos intervenções acerca da demora dos processos de aposentadorias que estão em trâmite, requerendo celeridade no processo, ressaltamos a importância de resolver o mais urgentemente possível os processos que têm repercussão da insalubridade, a proposta apresentada pela ASTRAM – discutida com o ex-secretário Thiago Dantas e o ex-superintendente Marcus Passos – foi avaliada pelo atual superintendente que solicitou o prazo de 15 (quinze) dias para um retorno sobre o tema, visto que procederá contato com a Procuradoria do Município neste intervalo de tempo. Paralelo a isso, foi demonstrado novamente a importância de que ocorram novas convocações para o cargo de Agente de Trânsito, o superintendente informou que dará prioridade a finalização dos processos de aposentadorias para que, com a concessão das aposentadorias já seja possível fazer novas convocações.
IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL/CRACHÁ – Será feita uma avaliação para identificar o melhor formato para produção dos novos crachás dos colegas servidores prestadores e também dos servidores administrativo (aquisição de impressora para confecção própria ou licitação para desenvolver esse serviço). No caso da identificação funcional dos agentes de trânsito, inclusive dos novos agentes que ainda não possuem, está sendo avaliada pela gestão da Autarquia a maneira mais célere e permanente para a expedição dessas identidades.
CAPAS DE CHUVAS DEMAIS AGENTES – Foi solicitado que a autarquia envide esforços com o intuito de fornecer capas de chuvas no padrão das fornecidas aos motociclistas, com layout próprio e do mesmo material fornecido aos agentes que exercem a função de motociclistas, importante ressaltar que, tal pedido já foi formalizado mediante oficio encaminhado no mês de março de 2023.
Be the first to comment