Ao longo dos quase 30 anos de existência da ASTRAM, travamos imensas batalhas em defesa dos Prestadores de Serviços da TRANSALVADOR. Nos últimos meses inúmeras demandas surgiram e mais uma vez foi comprovado que com o planejamento e a união da ASTRAM e seus associados obtivemos sucesso. Como exemplo: a manutenção do plano de saúde, negociação de carnaval, regularização de pagamento de salário e operação especial, papel decisivo na efetivação de melhorias das condições de trabalho, implantação do AIPET (Adicional de Incentivo a Prevenção e Educação no Trânsito) para todos os servidores, aprovação em Brasília do PRONASCI, Dia Nacional do Agente de Trânsito e aprovação da Emenda Constitucional 82/14, além de atuação decisiva na elaboração e implantação do Plano de Cargos e Vencimentos.
Contudo, em nenhum momento a ASTRAM deixou de representar e trabalhar nas questões que envolvem os Prestadores de Serviço. Como prova disso, vale lembrar a campanha salarial de 2013 onde todos os ganhos foram repassados de forma igualitária aos Prestadores.
A tentativa de divisão da categoria feita pela atual administração tem servido de entrave para que algumas de nossas demandas e anseios não sejam atendidas. Além disso, um grupo específico tem colaborado para esta divisão. Esse grupo vem atrapalhando a atuação da presente diretoria da ASTRAM nas negociações, assumindo-se como representante legal sem o devido consentimento e autorização dos demais Prestadores e da Associação.
Resta-nos saber se esse grupo, apoiado pelo SINDSEPS, está realmente interessado em defender os direitos de todos os Prestadores ou apenas de olho nas vantagens futuras e interesses individuais. A questão do vínculo empregatício sempre foi um tema tratado e decidido no âmbito da TRANSALVADOR, sendo que atualmente, essa discussão foi ampliada para fora. Entendemos que isso tem gerado insegurança, já que este é um tema de extrema importância na vida dos Prestadores e que foi questão de irrestrita atuação e defesa por parte da ASTRAM.
Nos encontros que tivemos com a Administração estiveram presentes diversos Prestadores de Serviços no sentido de colaborar e participar efetivamente da mesa de negociação. Lamentável q ue alguns deles tenham se utilizado dessas reuniões para distorcer e criar situações que não ajudam no processo de construção de algo que venha a atender os anseios da categoria.
Por fim, conclamamos a participação e responsabilidade de todos os Prestadores, pois em nenhum momento da história, passamos por uma situação onde o risco para o Prestador fosse tão iminente. O descaso da Administração é uma prova disso, bem como a utilização dessa situação como artifício de ascensão política e eleitoreira por parte do SINDSEPS. Fica evidente que esta é uma tentativa de recondução da TRANSALVADOR para sua “base”, algo que juntos não iremos permitir. O que eles estão fazendo é um “teatro” com a figura do Prestador de Serviço que sempre foi e será, parte integrante de lutas e conquistas na história dessa Associação.
Diante do exposto, convocamos assembleia para discussão do rumo da representação dos Prestadores de Serviço.
Data: 13/11/2014 – (quinta-feira)
Local: Gtran
Horário: 10h
Diretoria da ASTRAM
Seja o primeiro a comentar