O BRT da Prefeitura de Salvador que pretende ligar a Estação da Lapa ao Iguatemi, antes mesmo de ser construído já será um recordista: o BRT mais caro do Brasil e possivelmente do planeta. Chegamos a esta conclusão, ao avaliar o custo da obra por quilômetro a ser construído, que no caso do BRT soteropolitano dará umcusto de R$ 93 milhões por quilômetro. (R$800 milhões em 8,6 quilômetros apenas).
Nem mesmo os 04 grandes BRTs (Transolímpica, Transoeste, Transbrasil e Transcarioca) da cidade do Rio de Janeiro que possuem obras bem mais complexas como pontes e túneis em algumas linhas, chegaram a intimidar o corredor de buzu da capital baiana. Compare com a tabela abaixo:
Quando comparado a outro modal, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o qual o governo do estado pretende substituir o atual Trem do Subúrbio, a diferença torna-se ainda mais gritante, chegando ao custo do BRT ser superior ao VLT em mais de 260%. Veja na tabela abaixo:
Como se pode ver, a informação acima dissolve o mito de que o BRT é um modal com custo de implementação mais barato que os demais modais. Essa tese é bastante difundida pelo lobby do BRT e boa parte dos meios de comunicação, a exemplo de jornais e sites de notícias, que acabam propagando a informação inverídica.
Fonte:
http://mobsalvador.blogspot.com.br/
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