Segundo o prefeito, os dados deverão ser disponibilizados no bojo das discussões sobre a licitação da concessão das linhas de ônibus de Salvador, cujo edital será publicado em julho.
“Se existir caixa-preta, essa concessão vai abrir. De imediato, as empresas terão que apresentar as planilhas de custo. Com a concessão, o novo modelo será apresentado totalmente transparente e seguro”, afirmou.
Argumentando que é um direito do cidadão saber o que compõe o preço das passagens de ônibus, Neto prometeu criar para um controle social do sistema de transporte. Uma das medidas será a reativação do Conselho Municipal de Transportes, desativada desde o início da gestão João Henrique (PP).
O vereador Sílvio Humberto (PSB) afirma que a abertura das planilhas é ponto central para abrir o debate sobre o transporte em Salvador. “É preciso conhecer qual a margem de lucro destas empresas. Ninguém sabe qual é”, destaca o vereador.
Sobre o Conselho de Transportes, ele defendeu que tenha caráter deliberativo para haver controle social.
Audiência pública – Durante o protesto, ficou ainda acordado que os vereadores votarão, na próxima quarta-feira, proposição de audiência pública para discutir o sistema de ônibus.
“Esperamos reunir toda a bancada para aprovar a audiência e fazer essa discussão com a sociedade”, destaca o líder do DEM, Léo Prates.
Fonte:
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1514434-acm-neto-promete-abrir-caixa-preta-de-empresas-de-onibus
Seja o primeiro a comentar