Salvador ganha mais veículos e todos parecem se dirigir à Avenida Paralela

Durante boa parte da manhã de segunda-feira (14/01), a Avenida Paralela, no sentido Aeroporto Centro da cidade, permaneceu completamente travada. Congestionamento na região da Avenida Paralela já virou rotina.
Em algumas ocasiões, acidentes e obras em andamento nos horários de pico são causadores da lentidão no trânsito, mas há momentos em que o engarrafamento acontece sem motivos aparentes. Talvez a explicação seja simplesmente o aumento da frota de automóveis na capital.
Entre as atuais cinco cidades mais populosas do país, Salvador registrou o segundo maior crescimento da frota (44,8%).
“Hoje na capital baiana, existe um carro para cada três habitantes. Salvador é o único dos cinco centros urbanos que não tem metrô funcionando, o que agrava os problemas no trânsito”, considerou o urbanista Marcelo Azevedo Dias.
Não à toa, uma modificação em duas vias, duas sinaleiras quebradas, e uma breve paralisação de ônibus fizeram a cidade travar , como descreveu o motorista Roberto Santos Silva, que saiu de sua residência, em Itapuã, em direção ao trabalho, no Comércio, pela Avenida Paralela.
“A cidade trava também nas avenidas Bonocô, Ogunjá, Tancredo Neves, Gal Costa, Manoel Dias, San Martin, Paralela e Suburbana que são as principais vias de ligação da capital”, observou Dias. Segundo ele, uma pesquisa do Ipea revela que 43,5% dos motoristas brasileiros enfrentam engarrafamentos diariamente.
O número reduz quando se fala de motociclistas e usuários de transporte coletivo. Respectivamente, 28,1% e 35,1% dos entrevistados destes grupos afirmaram pegar trânsito intenso todos os dias. Edio Bittencourt, taxista, passa cerca de dez horas por dia rodando por Salvador e não lembra qual foi o dia que não pegou engarrafamento. “Não tem mais horário de trânsito livre”, lamentou.
Com frota de 736.695 veículos, segundo o Departamento de Trânsito da Bahia, Salvador, assim como as grandes capitais brasileiras, enfrenta o desafio de fazer fluir o trânsito. Os grandes corredores de trânsito já estão saturados, e se aumenta o fluxo de veículos, a situação piora muito. Para o urbanista Marcelo Azevedo Dias, só medidas a longo prazo vão sanar o problema.
Fonte:
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/01/15/salvador-ganha-mais-veiculos-todos-parecem-se-dirigir-avenida-paralela

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*