Uma saga iniciada pela crença de que vale a pena lutar por nossos objetivos e pela certeza de que seríamos vencedores. Assim foi a jornada para garantir a manutenção do nosso modelo de assistência à saúde ao longo de meses. A persistência da categoria e a estratégia da ASTRAM permitiram a assinatura do novo contrato, com as adesões confirmadas após sua vigência.
Em março de 2023, a ASTRAM assumiu protagonismo nesse tema junto à categoria. Diversas assembleias foram realizadas para mobilizar os colegas, além de reuniões com a gestão da Transalvador, Semge e até o prefeito, em busca de soluções para uma questão que gerava angústia devido à iminente descontinuidade do contrato vigente.
Com diligência, estratégia e coragem, a ASTRAM tomou medidas de curto e médio prazo para superar os desafios enfrentados. Entre essas ações, destacou-se a contratação de uma assessoria jurídica especializada, fundamental no processo. Um obstáculo adicional foi a liminar impetrada por uma empresa do setor, somando-se às dificuldades administrativas e políticas.
Com a derrubada da liminar, a ASTRAM manteve o foco nas negociações, assegurando a agilidade na assinatura do novo contrato e a adequada tramitação interna para evitar erros que comprometessem a publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Paralelamente, a ASTRAM sugeriu a implantação de uma ferramenta tecnológica para facilitar a confirmação das adesões, prontamente aceita pela gestão e que trará maior comodidade aos usuários.
O novo contrato apresenta algumas inovações que merecem destaque, como o fato de ter sido concebido a luz na nova Lei de Licitações e a vigência inicial de cinco anos prorrogável por igual período, além de mudanças nos valores para agregados:
• Até 34 anos: valor integral.
• De 35 a 48 anos: valor/vida acrescido de 25%.
• Acima de 48 anos: valor/vida acrescido de 50%.
“Foram meses de mobilização da categoria, diálogo com a gestão e ações jurídicas para solucionar essa demanda. Com a publicação do contrato no Diário Oficial, superamos essa etapa. Agora, nosso foco é acompanhar as adesões e implementar inovações. Mesmo durante a luta pelo Plano de Carreira, nunca deixamos essa pauta de lado. Honramos nossa história e, mais uma vez, a ASTRAM se destaca como entidade que une a categoria e conquista avanços”, declarou o presidente Luiz Bahia.
Seja o primeiro a comentar