“São três novos consórcios que deverão se transformar em empresas de propósito exclusivo. É uma forma mais eficiente. Um dos problemas do transporte de Salvador que nós idenficamos é o excesso de empresas concorrendo entre si. Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro. No fim do primeiro semestre teremos novas empresas”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
Após a apresentação da minuta do edital, por mais de cinco horas, foram ouvidas as sugestões de representantes de movimentos sindical, popular, estudantil e da sociedade em geral. Para Aleluia, o objetivo foi cumprido. “A participação popular que se fez na consulta pública pela internet foi reforçada com as inúmeras contribuições realizadas nesta audiência pública”, disse.
Ele reforçou ainda que “ao ouvir a população, demos mais um importante passo para oferecer à cidade de Salvador um transporte público mais confortável, rápido, eficiente e digno”. A promotora Rita Tourinho avaliou positivamente o evento. “Foi um dia histórico, com a população participando e colocando suas questões numa demonstração que estamos na trilha do caminho da verdadeira cidadania”. As promotoras Nidalva Brito e Hortênsia Pinho também participaram da audiência, ao lado de Rita, além dos vereadores Hilton Coelho, Alaldice, Sílvio Humberto e Gilmar Santiago.
Segundo o secretário Aleluia, depois da realização da audiência pública, o processo continua. A expectativa dele é que o edital seja publicado ainda no mês de janeiro de 2014, cumprindo os prazos da Lei de Licitação. “O transporte público é uma das prioridades do prefeito ACM Neto e a licitação para concessão do sistema de transporte coletivo precisa ser realizada logo para que possamos melhorar o serviço e estimular a população a voltar a andar de ônibus”, disse.
Desde ontem, a prefeitura alterou o horário do transporte público de pelo menos 100 linhas de ônibus que passam pelos principais shopping centers de Salvador e centros comerciais. As linhas vão circular até 1h da manhã. A medida vai até o dia 23 de dezembro. No dia 24, os ônibus vão funcionar como como em dias úteis (até às 23h), mas com frota máxima.
Seja o primeiro a comentar