Durante o anúncio do pacote de obras para melhorar a mobilidade de obras de Salvador, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, revelou que o governo federal já assegurou R$ 600 milhões para a transformação dos atuais trens do Subúrbio Ferroviário em sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). De acordo com o secretário, a ligação entre os bairros de Paripe e Calçada será estendida ao Terminal da França, no Comércio. A licitação será realizada, segundo o pré-candidato do PT ao governo do Estado, ainda no primeiro semestre deste ano. Além do VLT, os suburbanos contarão com uma faixa de BRT que se encontrará com a Avenida 29 de Março.
“Será um modal importantíssimo para a população do Subúrbio”, pontuou o petista. Costa diz que tem dialogado com a prefeitura para fazer mais uma via, com dois quilômetros e um túnel, na altura da Base Naval, no Comércio, e interligação a duas pernas de tráfego para a Estação da Lapa e a Barra, nas proximidades do shopping. As obras confirmadas no evento, no valor de R$ 1,3 bilhão, serão divididas em duas frentes de trabalho, com prazo final de entrega em 36 meses. “Mas vamos entregar em etapas para a população. São 21 quilômetros de avenidas, seis pistas da Orlando Gomes [Orla] à 29 de Março até Águas Claras, e duas segredada exclusivas”, observou o secretário, ao detalhar que haverá ainda um túnel na Avenida Paralela, próximo ao Estádio de Pituaçu, que se integrará a um mergulho entre a Pinto de Aguiar, em Patamares, e a Gal Costa, em Pau da Lima.
A primeira etapa compreende o complexo de viadutos nas imediações do Bairro da Paz e a segunda uma intervenção para a abertura de uma estrada do Lobato à Estação Pirajá, com a criação de um túnel em um morro da região. Rui Costa lembrou ainda que o início da operação assistida (em teste) do metrô – do Retiro à Lapa – ocorrerá em junho, em plena Copa do Mundo. A expectativa é a de que, em setembro, o modal tenha atividade comercial.
Fonte:
http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152470-mobilidade-de-salvador-rui-costa-anuncia-licitacao-de-vlt-do-suburbio-no-primeiro-semestre.html
Be the first to comment